• Adquira o seu Arduino de fontes confiáveis. Não importa se você vai comprar em lojas ou pela internet. Existem vários fornecedores. O Mercado Livre
    é uma ótima opção para procurar essas placas. Não esqueça de, SEMPRE, observar as qualificações do vendedor e exija garantia.
  • Placa Original Italiana ou uma Genérica ? Por experiência própria, as duas funcionam muito bem. Trabalho com as duas e nunca tive nenhum problema. Tenho um Arduino Uno original italiano, e uma outra placa, chinesa. Arrisco dizer que a chinesa tem até alguns méritos em matéria de acabamento. Mas ambas funcionam perfeitamente. 
  • Baixe a IDE (ambiente de programação – foto abaixo), diretamente do site do Arduino (www.arduino.cc). Você garante que está baixando a última versão, e pode ficar tranquilo quanto à integridade do arquivo.
IDE Arduino
  • Não tenha preguiça de desconectar o cabo de energia do Arduino quando estiver montando um circuito. Em pouco tempo, espero, sua área de trabalho estará lotada de fios, parafusos e ferramentas, que podem danificar o seu equipamento. Todo cuidado é pouco.
Avalie este post!