17 fevereiro 2013

Datasheet

O que é e para que serve um datasheet ?

Ok, vc montou o seu circuito, tudo funcionou perfeitamente, o led acendeu, o botão funcionou, o motor girou mas... você não ficou satisfeito. Quer mais detalhes sobre a pinagem dos componentes, sobre a razão do circuito ter usado um resistor de 100K e não um de 50 ohms, ou até mesmo ter mais informações sobre como determinado componente funciona.

É aí que entram os datasheets, que são "manuais detalhados" dos componentes, fornecendo informações como potência, resistência, dimensões, pinagem, e tudo o mais que você precisa não só para entender como o componente funciona, mas também para não danificá-lo na hora de montar o circuito.

Abaixo, o datasheet do relé CP1CR, que usamos anteriormente para acender uma lâmpada :



datasheet

Nem sempre é fácil encontrar um datasheet, especialmente de componentes não tão comuns ou muito antigos, mas o nosso amigo Google ajuda em muito nessa tarefa. Em algumas pesquisas que eu fiz, encontrei sites que "vendem" datasheets, principalmente de componentes mais raros, mas se vocë se dedicar na pesquisa, certamente vai achar o que procura, até porque o interesse do fabricante é que você utilize os componentes de maneira correta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário