Creio que alguns tenham ficado confusos sobre o blog ter começado praticamente já com os projetos, sem “ensinar” a programar o Arduino.

Arduino onde começar

Entendo que existe material suficiente na internet para quem quer começar a utilizar o Arduino, e não vale a pena ficar reescrevendo esse artigos.

Mas apenas para falar um pouco sobre como eu comecei a aprender sobre o Arduino :

  • Pesquisei sobre o Arduino na internet : projetos, custos, possibilidades, prós e contras.
  • Comprei um Arduino Uno (veja o artigo Qual placa Arduino comprar ?, no qual eu faço um comparativo entre as principais placas do mercado)
  • Entrei no site oficial do Arduino (www.arduino.cc) e baixei a IDE (ambiente de programação). Como já falei anteriormente, é um dos lugares mais confiáveis para baixar a IDE e evitar surpresas desagradáveis.
  • Garimpei na internet alguns programas de exemplo, e também usei os exemplos contidos na própria IDE
  • A partir daí, comecei a desenvolver meus próprios programas

Tenho experiencia com eletronica e programação, o que obviamente facilita um pouco as coisas, mas para quem não tem essa experiência, um pouco de curiosidade e vontade de aprender resolvem o problema. Como eu disse, o material na internet é farto, e sempre haverá gente disposta a ajudar, como este que vos escreve. 😉

Gosta de livros ? Se dá melhor lendo um manual em papel ? Ótimo, uma excelente dica para quem está começando a estudar Arduino é o livro Arduíno Básico, de Michael McRoberts, como destaco neste post.

Cada um tem seu ritmo e um método de estudo preferido. O importante é não ficar parado. Encontre o melhor caminho para você, e mãos à obra !

Avalie este post!