27 maio 2013

Problemas com associação de arquivos .INO

Aproveitando que no post anterior falei sobre a nova IDE do Arduino, você já teve problemas com a associação dos arquivos com extensão .INO, ou seja, ao clicar no nome_do_programa.ino, ao invés de abrir a nova IDE, ele continua abrindo a versão antiga ?

Eu tive esse problema, mas por mais que eu tenha mexido no Windows, cancelando e refazendo a associação, o Windows continuava abrindo a IDE antiga, e como eu sempre instalo a IDE manualmente, baixando o arquivo zip, é normal que alguma coisa saia errado.

O que acabou funcionando foi mexer no Registro do Windows, alterando o caminho da pasta e apontando para a versão nova da IDE. Como fazer isso ? Siga os passos abaixo.

No Windows, clique no menu INICIAR, depois em EXECUTAR, e digite REGEDIT. A seguinte tela será aberta :

associacao arquivo ino

No menu Edit, escolha a opção PROCURAR :

Tela Regedit - procurar

digite o nome da pasta atual, a minha, no caso, era "ARDUINO-1.0.4" :

Tela Regedit - localizando pasta Arduino

O comando fará uma varredura no Registro e encontrará uma chave parecida com essa :

Tela Regedit - Pasta encontrada

No lado direito da tela, clique 2 vezes na chave que apareceu (DEFAULT, conforme indicado na imagem acima) , e será aberta uma tela para edição da chave :

Tela Regedit - Alterando chave

basta mudar o nome da pasta para a pasta atual da IDE. No meu caso, mudei para ARDUINO-1.0.5. Clique em OK e a chave será alterada :

Tela Regedit - Chave alterada

Pronto. Arquivos de programas do Arduino abrindo normalmente na nova versão da IDE. Não se esqueça que mexer no registro requer cuidado para que não haja alterações em informações essenciais para o sistema. Faça sempre um backup do registro antes de iniciar o procedimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário