02 agosto 2013

Código de cores de resistores

Um componente muito utilizado nos circuitos do Arduino são os resistores. Eles são utilizados principalmente para limitar a corrente em determinadas partes do circuito, evitando queima de  outros componentes como leds, circuitos integrados e displays.

Se usarmos um led, por exemplo, que trabalha com 2 volts, e ligarmos esse led diretamente nos 5 volts do Arduino, provavelmente iremos danifica-lo. O uso de uma resistência em série com o led limita a corrente no componente, evitando a queima do mesmo, como nesse pequeno exemplo :

codigo de cores resistor
 A maior parte dos leds é identificada por um código de cores, como este resistor de 560 ohms :

Resistor 560 ohms
Foto : Pictronix
E como eu sei que este resistor é de 560 ohms ? Usando uma tabela, como esta abaixo, que relaciona cada cor de faixa com um valor :

Tabela de codigo de cores de resistores
Imagem : Solusweb

Verificando a resistência e a tabela, vemos que :

1a. faixa - Verde - valor 5
2a. faixa - Azul - valor 6
3a. faixa - Marrom (multiplicador) - x10 ohms
4o. faixa - Dourado (tolerância) - +/-5%

O que nos dá o valor de 560 ohms.

Se você precisa de um método mais rápido e mais fácil do que ficar olhando uma tabela ou decorando valores, pode usar uma calculadora online, como esta do site Searchingtabs :

calculador online resistores

Num primeiro momento o layout parece um pouco confuso, mas o uso é bastante simples. Você pode clicar nas setas e escolher a cor de cada faixa, e o valor da resistência vai sendo mostrado na parte de baixo, na caixa "resultado" (destacado em amarelo).

Também é permitido fazer o contrário, ou seja, digitar o valor da resistência na caixa resultado, e a página se encarrega de mostrar o resistor com as cores correspondentes. Fácil, não ?


3 comentários:

  1. Sei que foge um pouco do escopo do post, mas eu gostaria de saber uma coisa... Aproveitando o exemplo que tu deu sobre o LED, tenho um RGB com as seguintes especificações de tensão:

    R 1.8 ~ 2.2V
    G 3.0 ~ 3.4V
    B 3.0 ~ 3.4V

    Tenho um Arduino UNO de 40 mA de corrente e sei que preciso de 3 resistores que dissipem 3.2, 2 e 2V respectivamente, certo? Usando R = V/I, obtenho 80, 50 e 50 Ohms, o que são valores muito baixos para resistor, tanto que o lojista que me vendeu indicou 470, 330 e 330 Ohms.

    Minha pergunta é: onde está meu erro de cálculo? É no valor de corrente do Arduino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um erro de conceito. 40mA é a corrente máxima que o arduino pode FORNECER sem estragar. não significa que ele DEVE fornecer esta corrente! na verdade tenho quase certeza de que, se o arduino fornecer esta corrente para seus leds ele vai queimá-los.

      a corrente de operação dos leds normalmente é pouco menos da metade disto, entre 15 e 20 mA. além da tensão do led, vc deve conhecer sua corrente de operação. você vai fornecer uma tensão de 5volts na associação em série de resistor e led, então deve calcular um valor de resistor tal que sustente esta corrente de operação e "absorva" a diferença entre os 5v fornecido pelo arduino e a tensão de operação do led.

      vamos às contas ao invés de bla bla bla. supondo que seu led trabalhe em 3v e sua corrente de operação seja de 20mA, então preciso fazer com que 20 mA passando pelo resistor cause uma queda de tensão de 2v = 5v - 3v. aplicando a lei de ohm: R = V/I = 2v/20mA = 0.1 kOhm = 100 ohm.

      se 20mA é a corrente máxima suportada pelo led, recomenda-se trabalhar um pouco abaixo dela por segurança. use entáo resistores maiores (130, 150 ohms). mas não exagere, que se a corrente for muito baixa o led nem vai acender...

      Excluir
  2. Boa tarde e obrigado pela visita.

    O calculo está correto, e é possível achar sim resistores com esse valor. Eu por exemplo vendo kits de resistores no Mercado Livre, e nesse kit vem resistores de 1 R, 7.5 R, 10 R, 22 R, 39 R, 47 R, 68 R e 75 R, apenas citando os de menor valor.

    Por outro lado, nos meus projetos eu acabo usando muitas vezes resistores de maior valor sem grandes problemas, causando apenas perda de luminosidade no led, então creio que você possa usar o que o vendedor indicou.

    Espero ter ajudado. Abraços.

    ResponderExcluir