Um componente muito utilizado nos circuitos do Arduino são os resistores, e nesse artigo vamos ver como você pode identificar os seus valores utilizando código de cores de resistores.

Os resistores são utilizados principalmente para limitar a corrente em determinadas partes do circuito eletrônico, evitando queima de  outros componentes como leds, circuitos integrados e displays.

Se usarmos um led, por exemplo, que trabalha com tensão máxima de 2 volts, e ligarmos esse led diretamente nos 5 volts do Arduino, provavelmente iremos danificá-lo.

codigo de cores resistor

Assim, o uso de uma resistência em série com o led limita a corrente no componente, evitando a queima do mesmo.

O código de cores de resistores

A maior parte dos resistores é identificada por um código de cores, como este resistor de 560 ohms de uso comum:

Resistor 560 ohms

E como eu sei que este resistor é de 560 ohms ? Usando uma tabela, como esta abaixo, que relaciona cada cor de faixa com um valor:

Tabela de codigo de cores de resistores
Imagem: Solusweb

Verificando a resistência e a tabela, vemos que:

1a. faixa – Verde – valor 5
2a. faixa – Azul – valor 6
3a. faixa – Marrom (multiplicador) – x10 ohms
4o. faixa – Dourado (tolerância) – +/-5%

O que nos dá o valor de 560 ohms.

Se você precisa de um método mais rápido e mais fácil do que ficar olhando uma tabela ou decorando valores, pode usar uma calculadora online, como esta do site Searchingtabs :

calculador online resistores

Num primeiro momento o layout parece um pouco confuso, mas o uso é bastante simples. Você pode clicar nas setas e escolher a cor de cada faixa, e o valor da resistência vai sendo mostrado na parte de baixo, na caixa “resultado” (destacado em amarelo).

Também é permitido fazer o contrário, ou seja, digitar o valor da resistência na caixa resultado. Nessa caso, a página se encarrega de mostrar o resistor com as cores correspondentes. Fácil, não?

Gostou? Acesse a página principal do Arduino e Cia e confira outros posts usando Arduino, Raspberry Pi e eletrônica em geral!

5/5 - (1 vote)