Informações de data, hora, temperatura, pressão, umidade, coordenadas de um acelerômetro e ainda alertas para o usuário. Às vezes queremos (ou precisamos) exibir tantas informações em um display que os mais comuns, de 16×2, se tornam limitados. Vamos mostrar então um exemplo de como usar o display LCD 20×4 com Arduino, um display com mais que o dobro de espaço para mostrar informações.

Display LCD 20x4 Arduino

Vamos primeiro dar uma olhada nas conexões desse tipo de display.

Conexão do display LCD 20×4 com arduino

Não há muito segredo para conectar um LCD 20×4. Fisicamente as conexões são iguais às outras encontradas em displays LCD 16×2. São 16 pinos para conexão, sendo que o pino mais à esquerda (Vss), é o pino 1:

Display LCD 20x4 - Pinagem

A ligação básica deste LCD ao Arduino utiliza somente 4 pinos de dados e 2 de controle, na seguinte ordem:

Tabela ligação Arduino e LCD 20x4

Seguindo a tabela, o nosso circuito de conexão do display ao Arduino Uno fica desse jeito. O potenciômetro de 10 K (ou outro valor de sua preferência) serve para ajustar o contraste do LCD. A intensidade da luz de fundo pode ser controlada adicionando um resistor ao pino 16:

display lcd 20x4

LCD 20×4 também utiliza a biblioteca LiquidCrystal, bastando alterar os parâmetros de inicialização no comando lcd.begin, indicando que agora estamos utilizando um display com 20 colunas e 4 linhas:

lcd.begin(20,4);

Basicamente esta é a única alteração necessária. Depois disso, você pode utilizar o comando lcd.setCursor para posicionar os caracteres dentro das 20 colunas (numeradas de 0 a 19), e 4 linhas (numeradas de 0 a 3):

//Programa: Teste LCD 20x4 Arduino
//Autor: Arduino e Cia

//Carrega a biblioteca do LCD
#include <LiquidCrystal.h>

//Inicializa o LCD
LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2);

void setup()
{
  //Define o LCD com 20 colunas e 4 linhas
  lcd.begin(20, 4);
  
  //Mostra informacoes no display
  lcd.setCursor(3,0);
  lcd.print("Arduino e Cia");
  lcd.setCursor(2,1);
  lcd.print("Display LCD 20x4");
  lcd.setCursor(1,3);
  lcd.print("arduinoecia.com.br");
}

void loop()
{
  //Seu codigo aqui
}

Com mais espaço no display você pode usar as informações do post LCD 16×2 + RTC + Numeros Grandes, para criar, por exemplo, um relógio com hora, data, e informações de temperatura, com um layout parecido com esse:


Confira também outros posts utilizando displays aqui mesmo no Arduino e Cia!

4.6/5 - (222 votes)