16 outubro 2014

O que é o Raspberry Pi e onde comprar a placa no Brasil

Creio que muita gente vai estranhar o assunto deste post aqui no Arduino e Cia, já que, desde o começo, o foco do site foi falar em Arduino, mostrando ligação de motores, sensores, peças, componentes,  módulos, comunicação com o Android, etc.

Pretendo seguir a mesma linha e apresentar, à partir de hoje, alguns artigos falando sobre o Raspberry Pi, sempre com a idéia de mostrar projetos simples, que envolvam poucos componentes e que seja um ponto de partida para projetos maiores.

Raspberry Pi B+

No post de hoje eu vou falar um pouco sobre o que é o Raspberry Pi, mostrar algumas características básicas e onde adquirir o seu Raspberry no Brasil.

O que é o Raspberry Pi

Pegue a sua carteira e retire um cartão de crédito ou um cartão comum de qualquer Banco. O Raspberry Pi tem o tamanho desse cartão. Pequeno não ?

Ainda mais se considerarmos que essa placa é um computador (quase) completo, com processador ARM, 512 Mb de memória, 4 portas USB e porta Ethernet, originalmente desenvolvido para incentivar o aprendizado de computação em escolas e centros de ensino, sendo uma alternativa de baixo custo.

Quando eu digo que ele é um computador quase completo é porque, na maioria das vezes, vamos precisar de alguns acessórios para que ele seja configurado e comece a funcionar de forma satisfatória.

Na foto abaixo, temos um Raspberry Pi B+ , a versão mais recente do Raspberry, com 4 portas USB e saídas de áudio, vídeo e rede. É por meio das portas USB que vamos controlar a placa, ligando um teclado e um mouse. Nessas portas também podemos ligar outros periféricos, como um HD externo.


Um teclado e um mouse ? É só isso que eu preciso para usar o Raspberry ? Não. Você vai precisar também de um monitor, que pode ser ligado nas saídas de vídeo HDMI ou Vídeo composto, destacadas acima.

A alimentação do Raspberry utiliza uma fonte externa, de 5v e pelo menos 2A, com conector micro-USB. Evite ligar o Raspberry na porta USB do seu computador, pois essa porta fornece no máximo 500 mA, bem abaixo da amperagem exigida pela placa.

Podemos ver também na imagem acima uma série de pinos chamada de GPIO (General Purpose Input Output ou ainda, em português, Entrada e Saída de Uso Geral). É por meio da GPIO que podemos usar displays, sensores, motores e outros componentes, da mesma forma que utilizamos as portas analógicas e digitais do Arduino.

Na parte de trás da placa, um slot microSD é usado para armazenar arquivos do usuário e principalmente o sistema operacional do Raspberry, baseado em Linux.

Isso é um resumo do que é o Raspberry. Veja que a proposta dele é um pouco diferente do Arduino, onde com apenas um cabo USB, o computador e a IDE, você já consegue, pelo menos, fazer o led embutido (porta 13) piscar. Já o Raspberry se propõe a ser um computador completo, com o adicional de possuir portas GPIO, e exige um pouco mais de trabalho para começar a funcionar.

Instalação do Sistema Operacional Raspbian

O Raspberry funciona com o sistema operacional instalado no cartão microSD. No site oficial do Raspberry (http://www.raspberrypi.org/), você pode baixar o sistema operacional de sua preferência, mas o indicado, principalmente para os iniciantes, é o Raspbian (abaixo), baseado no Debian Linux.

Imagem : http://linux.activityworkshop.net


O Raspbian já vem com o básico para utilizarmos o Raspberry, como um browser e o IDLE, que é a IDE para programação em Python, linguagem que utilizaremos pra manipular a GPIO.

Além do básico, você tem à disposição uma série de pacotes de software para instalar no Raspbian, como Web Servers, ferramentas de backup, ferramentas para administração de rede, banco de dados, desenvolvimento, jogos e pacotes educativos.

Uma lista dos principais pacotes disponíveis para o Raspbian você encontra no site Raspberryconnect.

A instalação do sistema operacional pode ser feita de forma manual, baixando a imagem diretamente no site oficial do Raspberry (www.raspberry.org), onde você encontra também um pacote chamado NOOBS, que é uma imagem com vários sistemas operacionais disponíveis e uma interface  para instalação de forma automática. Para os iniciantes, é a forma mais simples e prática de instalar o sistema operacional no cartão microSD.

Atualizado :  Tutorial sobre instalação do Raspbian no artigo Raspberry Pi : Instale o Raspbian e crie seu primeiro programa em Python

Onde comprar o seu Raspberry Pi no Brasil

A procura pelo Raspberry no Brasil está aumentando de forma considerável, por isso podemos encontrar no mercado vários fornecedores, sendo que a distribuidora oficial para o Brasil é a Farnell Newark.

O meu eu adquiri na FILIPEFLOP, parceira aqui do site e que também comercializa as placas oficiais, além de acessórios como fonte, case, câmera, display e outros componentes para Raspberry.

Próximos passos

No próximo post sobre o Raspberry Pi vou falar um pouco mais sobre as características do Raspberry, e também comparar o Raspberry Pi B com o Raspberry Pi B+.  Até lá !



2 comentários:

  1. Pra ser sincero eu não recomendaria a compra do Raspberry PI no brasil, até porque quem costuma comprar esse tipo de coisa geralmente tem a verba limitada por diversos motivos e os valores são absurdamente altos aqui no brasil.
    O meu eu comprei em um site da europa www.modmypi.com e uma parte dos lucros é destinada a fundação Raspberry PI.
    Na minha compra obtive:
    1 Raspberry PI
    1 Cartão micro SD 8 GB Classe 10
    1 Fonte de alimentação de 2A
    1 Case Oficial

    Tudo saiu por R$250,00 reais incluindo o frete, foi mais barato do que comprar somente o raspberry pi no Brasil e a entrega foi efetuada em apenas 15 dias.

    Vale a pena dar uma olhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Rodrigo,

      Vale a pena dar uma olhada sim, mas comprar no Brasil tem algumas comodidades, como o prazo de entrega geralmente bem menor, e também a questão da garantia, dependendo da loja que você comprar, é claro.

      Pagar um pouco mais caro por essa comodidade é mais ou menos como contratar um seguro para o carro: você acha caro até a hora que precisa dele. :)

      Abraço e obrigado!

      Excluir