O que é Raspberry Pi? Creio que muita gente vai estranhar o assunto deste post aqui no Arduino e Cia, já que, desde o começo, o foco do site foi falar em Arduino, mostrando ligação de motores, sensores, peças, componentes,  módulos, comunicação com o Android, etc.
Pretendo seguir a mesma linha e apresentar, à partir de hoje, alguns artigos falando sobre a Raspberry Pi, sempre com a idéia de mostrar projetos simples, que envolvam poucos componentes e que seja um ponto de partida para projetos maiores.
Raspberry Pi B+
Neste post vou falar um pouco sobre o que é o Raspberry Pi, mostrar algumas características básicas e onde adquirir a sua placa.

O que é Raspberry Pi

Pegue a sua carteira e retire um cartão de crédito ou um cartão comum de qualquer Banco. A Raspberry Pi tem o tamanho desse cartão. Pequeno não ?

Ainda mais se considerarmos que essa placa é um computador (quase) completo, com processador ARM, 512 Mb de memória, 4 portas USB e porta Ethernet. A placa Raspberry Pi foi originalmente desenvolvida para incentivar o aprendizado de computação em escolas e centros de ensino, sendo uma alternativa de baixo custo.
Quando eu digo que ele é um computador quase completo é porque, muitas vezes, vamos precisar de alguns acessórios para que ele comece a funcionar de forma satisfatória.
Na foto abaixo, temos um Raspberry Pi B+ , a versão mais recente do Raspberry, com 4 portas USB e saídas de áudio, vídeo e rede. É por meio das portas USB que vamos controlar a placa, ligando um teclado e um mouse. Nessas portas também podemos ligar outros periféricos, como um HD externo.
Um teclado e um mouse ? É só isso que eu preciso para usar o Raspberry ? Não. Você vai precisar também de um monitor, que pode ser ligado nas saídas de vídeo HDMI ou Vídeo composto, destacadas acima.

A alimentação do Raspberry utiliza uma fonte externa, de 5v e pelo menos 2A, com conector micro-USB. Evite ligar o Raspberry na porta USB do seu computador, pois essa porta fornece no máximo 500 mA, bem abaixo da amperagem exigida pela placa.

Podemos ver também na imagem acima uma série de pinos chamada de GPIO (General Purpose Input Output ou ainda, em português, Entrada e Saída de Uso Geral). É com a GPIO que podemos usar displays, sensores, motores e outros componentes, da mesma forma que utilizamos as portas analógicas e digitais do Arduino.
Na parte de trás da placa, um slot microSD é usado para armazenar arquivos do usuário e principalmente o sistema operacional do Raspberry, baseado em Linux.
Isso é um resumo do que é o Raspberry. Veja que a proposta dele é um pouco diferente do Arduino, onde com apenas um cabo USB, o computador e a IDE, você já consegue, pelo menos, fazer o led embutido (porta 13) piscar.
Já o Raspberry se propõe a ser um computador completo, com o adicional de possuir portas GPIO. Isso exige um pouco mais de trabalho para começar a funcionar.

Instalação do Sistema Operacional Raspbian

O Raspberry funciona com o sistema operacional instalado no cartão microSD. No site oficial da Raspberry, você pode baixar o sistema operacional de sua preferência, mas o indicado, principalmente para os iniciantes, é o Raspbian (abaixo), baseado no Debian Linux.
Imagem : http://linux.activityworkshop.net
O Raspbian já vem com o básico para utilizarmos o Raspberry, como um browser e o IDLE, que é a IDE para programação em Python. Python é a linguagem que vamos usar para manipular a GPIO.
Além do básico, você tem à disposição uma série de pacotes de software para instalar no Raspbian. São Web Servers, ferramentas de backup, administração de rede, banco de dados, desenvolvimento, jogos e pacotes educativos.
A instalação do sistema operacional pode ser feita de forma manual, baixando a imagem diretamente no site oficial do Raspberry Pi, onde você encontra também um pacote chamado NOOBS. O NOOBS é uma imagem com vários sistemas operacionais disponíveis e uma interface  para instalação de forma automática.
A forma mais fácil de instalar o Raspbian na sua placa Raspberry é usando Raspberry Pi Imager, que eu mostro no post Raspberry Pi Imager: um jeito fácil de instalar o Raspbian.

Onde comprar o seu Raspberry Pi no Brasil

A procura pelo Raspberry no Brasil está aumentando de forma considerável, por isso podemos encontrar no mercado vários fornecedores.
Você também pode consultar a página oficial da Fundação Raspberry Pi para verificar os fornecedores oficiais, e onde além da placa Raspberry você pode encontrar acessórios como fonte, case, câmera, display e outros componentes para Raspberry.
Gostou? Confira outros posts sobre Raspberry Pi aqui mesmo no Arduino e Cia!

Próximos passos

No próximo post sobre o Raspberry Pi vou falar um pouco mais sobre as características do Raspberry, e também comparar a Raspberry Pi B com a Raspberry Pi B+.  Até lá !

Avalie este post!