Hoje tenho uma dica legal para você que precisa de uma fonte ajustável para sua bancada: o módulo Regulador de Tensão LM317 ajustável step down.

Módulo regulador de tensão LM317 ajustável Step Down

Você pode alimentar esse módulo com tensões entre 0 e 30VDC, ou entre 0 e 22VAC, e ter uma saída regulada, com tensões entre 1,25 e 28VDC. A corrente de saída máxima, segundo o fabricante, é de 2A.

Isto é possível graças ao uso do LM317 (datasheet), um circuito integrado de três pinos, onde temos, no pino 3, a tensão de entrada (Vin), no pino 2, a tensão de saída (Vout), e no pino 1, o ajuste dessa tensão de saída por meio da variação da resistência nesse pino.

Circuito típico com LM317

Nesse módulo LM317, essa regulagem é feita por meio de um potenciômetro. Além disso, você pode acompanhar em tempo real no display de 7 segmentos e 3 dígitos a tensão nos pinos de saída.

Detalhes do módulo regulador de tensão

Este não é um módulo restrito ao uso com Arduino, podendo ser usado também com Raspberry Pi, Beaglebone, controle de motores, relés e displays. Indicado também para qualquer outro dispositivo que necessite de alimentação entre 1,25 e 28VDC.

Testes com o módulo LM317

Na imagem abaixo eu fiz um teste com esse módulo, utilizando uma fonte de 18 VDC na entrada e regulando a saída para (quase) 9V, tensão suficiente para alimentar o Arduino com um módulo GSM Shield, um módulo que exige uma fonte de alimentação de pelo menos 1A de corrente para funcionar adequadamente.

Módulo LM317 e Arduino Uno com GSM Shield

Nessa outra imagem, eu coloquei um multimetro na saída do módulo e verifiquei que a tensão medida na saída foi a mesma mostrada no display do aparelho:

Módulo LM317 - Medição

À medida que aumentamos a tensão de saída, ocorre uma pequena diferença entre o valor mostrado e o valor medido (por volta de 0,4/0,5 V). Mas isso não é nada que comprometa o funcionamento do módulo nas aplicações mais comuns. Este é, sem dúvida, um componente muito interessante para compor a sua bancada.

Gostou? Acesse o Arduino e Cia e confira outros posts relacionados ao mundo maker!

5/5 - (1 vote)