23 setembro 2015

Incremente o som do seu projeto com o módulo amplificador MAX98306 Adafruit

Hoje eu tenho uma dica legal para quem está cansado daquele som meio sem graça do alto-falante do celular, MP3 Player ou mesmo daquele projeto com Arduino: o Módulo Amplificador de Áudio Estéreo MAX98306 da Adafruit.

Amplificador de áudio MAX98306 Adafruit

Esse amplificador é uma evolução dos amplificadores com LM386, e apesar do tamanho reduzido, consegue fornecer até 3,7W em cada uma das 2 saídas, com alto-falantes de 3 ohms. O controlador é o MAX98306 (datasheet) classe D, capaz de trabalhar entre 2,7V e 5,5VDC, sendo extremamente eficiente: mais de 90% de eficiência com um alto-falante de 8 ohms.

Outra característica desse controlador é o consumo, de 2mA em operação e 10µA em repouso, o que torna o módulo ideal para utilização em projetos compactos e/ou alimentados por baterias.

As especificações do MAX98306 indicam que ele devem ser usado diretamente com alto-falantes, não sendo recomendada a ligação em outro amplificador. 

Pinagem amplificador MAX98306


Na imagem abaixo temos a imagem do módulo, que é fornecido sem os conectores soldados, assim você pode montar a configuração dos pinos de acordo com o seu projeto. As conexões são bem simples: do lado esquerdo temos os conectores de alimentação, entrada de áudio e controle de ganho via software, e do lado direito os conectores de saída de áudio, onde ligamos os alto-falantes.
MAX98306 Pinagem

Na parte de baixo temos os conectores de seleção de ganho por jumpers. O controle de ganho começa em  6dB (sem jumpers instalados) e você pode selecionar ganhos de 9, 12, 15 ou 18dB.

Na imagem abaixo podemos ver a disposição dos conectores no tipo de montagem mais comum desse módulo. Lembrando que esses conectores são fornecidos junto com a placa:

Amplificador montado

Dependendo do seu projeto, você pode experimentar outras formas de ligação do módulo, por exemplo sem o uso de conectores, ou retirando a parte de configuração por jumpers e efetuando o controle de ganho via software, nos pinos e G. Para o controle de ganho via software, utilize as informações da tabela mostrada neste link.

Ligação do módulo amplificador


Esse módulo não precisa necessariamente ser utilizado com o Arduino, Raspberry ou algum outro circuito microcontrolado. Você pode utilizar o amplificador de áudio com aparelhos comuns como celulares, MP3 players, rádios ou outros equipamentos que tenham saída de áudio, já que como mostramos acima as conexões são bem simples.

Por exemplo para ligar uma entrada estéreo com GND comum, você pode fazer a seguinte ligação:

MAX98306 - Ligação básica GND comum

Para uma ligação com entradas independentes, ligamos o L+ L- R+ e R- nos pinos correspondentes:

MAX98306 - Ligação entradas independentes


Um exemplo de utilização com o Arduino é com o módulo WTV020-SD, que usamos no post Como utilizar efeitos sonoros no seu projeto com o módulo MP3 WTV020-SD, onde a saída do módulo MP3 pode ser ligada à entrada do MAX98306, melhorando bastante a qualidade do som:


Arduino Uno amplificador MAX98306 WTV020-SD

Com esse módulo é muito fácil montar um amplificador de uso geral para o seu projeto. No site da Adafruit você encontra algumas sugestões interessantes com o MAX98306, como esse sistema de som portátil. Vale a pena conferir!

6 comentários:

  1. Bom dia!
    Agora ja sei como fazer meu robozinho falar heheheh!
    Mas preciso de mãos roboticas de 5 dedos para um projeto da faculdade para o ano que vem, sabes me indicar quem vende ou fabrica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanderlei,

      Infelizmente não tenho ninguém pra te indicar, mas se achar, me avise. Quem sabe não criamos um post sobre isso.

      Abraço!

      Excluir
    2. Boa ideia, eu estou fazendo uma garra simples aqui se conseguir vou postar, vai demorar um pouco, mas cria um post, quem sabe aparece uma ideia simples einteressante.

      Excluir
    3. http://www.thingiverse.com/thing:380665 Aqui você faz o download dos arquivos, depois pesquisa na internet empresas que executam serviços de impressão em 3d e pede um orçamento enviando o projeto ou o link para eles. Aqui em Porto alegre fiz um orçamento com duas empresas e ficou uma média de R$320 o serviço com a tele entrega.
      Carlos. vinhobrancoseco@hotmail.com

      Excluir
  2. Oi.
    Sou fã deste módulo WTV020-SD! Ele faz coisas bem legais.

    Uma dúvida no seu esquema, nunca usei amplificador, mas vi que ele tem uma saída Audio-L (acredito ser "line"). se ligar isso no amplificador, o audio melhora?

    Obrigado, ótimos tutoriais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Melhora sim, pode seguir o esquema do post que funciona. :)

      Abraço!

      Excluir