31 março 2015

Controle de motor de passo bipolar com o driver A4988

Controle motores de passo bipolares com o Driver Motor de Passo A4988, utilizando apenas dois pinos para controle e com a possibilidade de movimentar os motores por meio de "micropassos", método utilizado em aplicações que exigem um posicionamento exato do motor. 

Driver motor de passo A4988

Este módulo é controlado pelo chip Allegro A4988 (datasheet), e pode ser alimentado com tensões entre 3 e 5.5V. Para o motor, permite alimentação externa de 8 à 35V. Um potenciômetro na placa permite a regulagem da corrente de saída.

23 março 2015

Conecte o Arduino na rede wireless 802.11 com o módulo ESP8266

O módulo wireless ESP8266 permite que você conecte o seu Arduino às redes wi-fi (wireless) padrão 802.11 b/g/n, que são as redes mais comuns utilizadas para acessar a internet. Funciona tanto como um AP (Access Point, ou ponto de acesso), como no modo STA (Station), enviando e recebendo dados.

conectando arduino na rede wireless com modulo ESP8266

Esse módulo é muito parecido fisicamente com alguns módulos NRF24L01, mas, diferente desses, não temos o cristal de 16 Mhz na placa, mas temos leds indicadores de funcionamento e comunicação.

20 março 2015

Arduino Day 2015 - 28 de Março !



No próximo dia 28 de Março será realizado o Arduino Day 2015, um evento em escala mundial que reúne milhares de pessoas interessadas na plataforma Arduino, com o objetivo de trocar experiências, mostrar seus projetos e principalmente aprender mais sobre o Arduino.

17 março 2015

Como ligar um display LCD 16x2 ao Raspberry Pi

Ligar um display LCD 16x2 ao Raspberry Pi é uma tarefa muito simples, e você pode fazer isso utilizando somente 6 pinos da placa. Existe também a possibilidade de utilizar um módulo I2C (2 pinos), mas isso será assunto para um outro artigo. 

No post de hoje vamos mostrar como enviar caracteres para o display mostrando o endereço IP do Raspberry. Esse esquema pode ser muito útil quando você precisa obter rapidamente informações sobre o endereço IP da placa, especialmente quando o endereço é obtido via DHCP.

Como ligar display LCD 16x2 ao Raspberry Pi B+

O display que vamos usar é um LCD comum 16x2, com controlador  HD44780. Para conexão ao Raspbeerry Pi vamos usar os pinos RS e E, mais  os 4 pinos de dados (D4 a D7). Como vamos apenas escrever no display, conectamos o pino RW no GND. A alimentação do display será feita por meio de um dos pinos 5V do Rasberrpy.

05 março 2015

Como gravar dados na memória EEPROM do Arduino

Um recurso nem sempre utilizado no Arduino é a gravação de dados na memória EEPROM do microcontrolador. Com esse método de armazenamento, você grava os dados em uma parte, digamos, "protegida" da memória, de forma que eles não se perdem quando acontece uma queda de energia, ou mesmo em casos de travamento do Arduino.

gravar dados arduino memoria EEPROM


EEPROM significa Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory (ou, Memória Somente de Leitura Programável Apagável Eletricamente) e é uma memória que pode ser apagada e reprogramada várias vezes, apesar de possuir um limite no número de ciclos de leitura/escrita.