09 maio 2016

Raspberry Pi 3 agora no Brasil!

Recentemente a fundação Raspberry lançou o Raspberry Pi 3, uma placa com várias melhorias em relação às versões anteriores, e que agora você pode comprar aqui no Brasil, com ótimo preço e à pronta entrega na loja FILIPEFLOPVamos conferir o que muda nessa nova placa ?

Raspberry Pi 3 Model B


O que muda no Raspberry Pi 3 ?


As mudanças mais relevantes no Raspberry Pi 3 são a introdução do Wifi (802.11n) e Bluetooth 4.1 integrados à placa. Isso já existia em outras placas do mercado e eram itens que faltavam no Raspberry Pi, o que de certa forma atrapalhava a utilização das versões anteriores da placa, já que você tinha que comprar um adaptador wifi separadamente e ocupar uma das 4 portas USB.

Com o wifi e bluetooth na própria placa, aumentam muito as possibilidades de comunicação com outros dispositivos e conexão de periféricos como por exemplo um conjunto de teclado e mouse bluetooth, liberando as portas USB.

Wireless Bluetooth BCM43438

Na imagem acima vemos o chip do adaptador wifi/bluetooth, o BCM43438, na parte de baixo da placa, próximo ao slot microSD.

Novo processador de 1.2 GHz no Raspberry Pi 3


O Raspberry Pi 3 tem como processador o Broadcom BCM2837 de 1.2 GHz 64 bits, cerca de 50% mais rápido do que o BCM2836 de 900 MHz 32 bits utilizado no RPi 2. Se o clock por si só já representa um avanço, outras mudanças na arquitetura da placa ajudam o RPi 3 a ser muito mais rápido do que a versão anterior.

É caso da memória RAM, que permanece com 1 GB mas agora roda à 900 MHz (250 MHz no RPi2),e a GPU (unidade de processamento gráfico, ou a "CPU gráfica") VideoCore IV 3D, que passou de 250 para 400 MHz.

Raspberry Pi 3
As mudanças no layout são poucas. A placa continua com o mesmo tamanho, o que significa que você pode utilizar o mesmo case para Raspberry que utilizava para o RPi 2. Conectores USB, ethernet, áudio/vídeo, HDMI, DSI (display), CSI (câmera) e o conector micro USB (alimentação) continuam nas mesmas posições.

Houve uma pequena mudança em relação aos leds da placa, que trocaram de posição e estão agora próximos ao conector micro USB. Isso foi necessário para acomodar a antena do wifi:

Detalhe Antena - Leds

Com relação à GPIO, nada mudou: são 40 pinos, com as mesmas funções que já existiam na versão anterior.

Antes que eu me esqueça, uma mudança que eu gostei muito: o slot para cartão microSD perdeu o sistema de "mola" da versão anterior, que era o sistema onde você tinha que empurrar o cartão tanto para colocar quanto para tirar o mesmo do slot. 

Era muito comum você esbarrar no cartão e acidentalmente acionar esse sistema, o que podia corromper os dados gravados e geralmente travava o sistema operacional. O novo sistema evita esse tipo de acidente.


O Raspberry Pi 3 é mais rápido mesmo ?


Sim, o Raspberry Pi 3 é mais rápido do que as versões anteriores. Isso fica bem claro quando você instala a mesma versão do Raspbian (usamos o Noobs 1.9.0) nas duas placas.

A própria instalação do sistema operacional é feita em um tempo muito menor, e você também percebe uma mudança de velocidade na hora do boot, ao utilizar as funções do sistema operacional e navegar na internet.

O adaptador wifi e o bluetooth são reconhecidos automaticamente pelo sistema operacional. No caso do bluetooth, para acessar suas funções com mais facilidade, via interface gráfica, recomendo que você instale o pacote blueman com os comandos abaixo:

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade
sudo apt-get install blueman

Reinicie o Raspbian e você verá o clássico ícone azul do bluetooth no canto direito da tela:

Raspbian Icone Bluetooth

O Raspberry Pi 3 é sem dúvida um grande avanço em relação ao modelo anterior e oferece ainda mais opções para o seu projeto. Adquira na loja FILIPEFLOP o seu Raspberry Pi 3 Model B!

Um comentário:

  1. Não entendo como pode um produto de US$35 ser vendido aqui por R$350.

    ResponderExcluir