21 fevereiro 2017

EasyEDA: Desenho de circuitos eletrônicos e PCB

Que tal colocar aquele seu projeto, que funcionou perfeitamente na protoboard, em uma placa de circuito impresso? O EasyEDA é um sistema que ajuda você nesse processo de criação da PCB, desde o desenho do circuito até o layout da placa.

EasyEDA: Criação de circuitos eletrônicos e PCB

O melhor de tudo é que é um serviço gratuito, totalmente focado para utilização online. Vamos ver como ele funciona ?


O que é o EasyEDA


EasyEDA é um serviço de projetos de circuitos eletrônicos e PCB (Printed Circuit Board ou simplesmente Placa de Circuito Impresso) totalmente online e baseado em nuvem: você só precisa se cadastrar no site da EasyEDA, criar um usuário e já pode começar a desenhar o seu circuito, transformando-o posteriormente em uma PCB. Se desejar, pode solicitar o serviço de confecção da placa diretamente para eles, ou seja, sem sair da página você monta o seu circuito, salva (até localmente), exporta, imprime e ainda pode solicitar a fabricação. Fácil e prático.

Outra característica muito interessante da EasyEDA é a possibilidade de compartilhar o seu projeto com outras pessoas, para que todos possam visualizar, alterar o que for necessário e depois que tudo estiver ajustado, partir para a confecção da placa.

E se você não quer se preocupar em procurar os componentes depois que receber a placa, a EasyEDA tem um serviço chamado PCB Assembly Service, onde eles mandam para você a placa com todos os componentes montados, pronta para usar.

O EasyEDA permite que você exporte seus arquivos para PDF, imagem, SVG, faça a importação de arquivos de programas como Altium, ProtelDXP, Eagle, etc, crie seus próprios componentes, gere arquivos Gerber para enviar para fabricação e até faça a simulação de circuitos, sendo um programa bem completo para quem precisa desenvolver circuitos eletrônicos.

Primeiros passos com o EaysEDA


Para começar a usar o EasyEDA, simplesmente acesse o endereço https://easyeda.com/ e no canto superior direito clique em Login. Estou usando o Mozilla Firefox, mas você pode usar qualquer navegador com suporte à HTML5:

EasyEDA - Principal


Em seguida preencha os dados de registro no lado esquerdo da janela que será aberta:

Registro

Você vai receber um email para confirmar o registro, mas enquanto isso já pode usar o programa, clicando em New Project no canto superior direito da página.

New Project


Será aberta a tela principal do programa na aba START, com alguns exemplos e dicas que você pode ver posteriormente. Para começar a usar, clique então em New Schematic:

Botão New Schematic

Desenhando o seu primeiro circuito


Antes de começar a desenhar o circuito, vamos dar uma olhada nos componentes principais do programa. Verifique na imagem abaixo a numeração e a função de cada área da tela:

EasyEDA - Design

  1. Barra de ferramentas superior - Funções como abrir e salvar arquivos, recortar, copiar, colar, etc.
  2. Menu do usuário - Preferências do usuário, senha, linguagem, etc
  3. Supermenu - Contém opções como importar, exportar, imprimir, além das outras opções do programa que você pode acessar via menu sem utilizar as barras de ferramentas
  4. Lista de navegação - Acesso à bibliotecas e projetos
  5. Barra lateral esquerda - Mostra os componentes quando acessamos uma biblioteca de componentes ou os projetos salvos na nuvem
  6. Barra lateral direita - Detalhes sobre os componentes e objetos selecionados
  7. Preview
  8. Wiring Tools - Barra de ferramentas com itens para conexão de componentes
  9. Drawing Tools - Permite inserir linhas, círculos, imagens, texto e outros componentes ao circuito
  10. Área de desenho


Para montar o seu circuito, você deve clicar nos componentes da Barra lateral esquerda e ir arrastando para a área de desenho. Fazendo isso por exemplo com um resistor:

Posicionando componentes

Depois de posicionar o seu componente, você pode mudar os parâmetros que desejar utilizando a Barra lateral direita . No caso do resistor podemos mudar, por exemplo, as indicações de nome e valor. Clique no componente que deseja alterar e digite os novos valores nos campos Name e Prefix:

Atributos componente

Você também pode clicar nos itens do componente individualmente para mudar tamanho da fonte, cor, posicionamento do texto, etc.

Para conectar os componentes, use a tecla W (ou use o ícone Wire, na barra de ferramentas Wiring Tools), clique na extremidade dos componentes e arraste para fazer a ligação:

Wiring

Você pode montar então seu circuito arrastando os componentes que precisa, e conectando de acordo com o seu projeto. Para exemplificar, fiz um esquema bem simples de ligação de um led usando botão e resistor (eu falei que era simples):

Circuito led


Dica: Para rotacionar um componente, utilize a tecla R ou a barra de espaço.


Convertendo o seu circuito para PCB


Agora vamos para a parte de desenho e configuração da PCB, que é onde o EasyEDA pega o circuito que você acabou de criar e gera as trilhas necessárias na placa. 

Primeiramente salve o seu projeto, e depois clique no ícone da placa e posteriormente em Convert Project to PCB:

Menu PCB


Temos agora uma outra tela (em uma nova aba), com um pequeno quadrado (a área da PCB) e os componentes fora dele. Perceba que eles já estão previamente conectados conforme o nosso circuito.

PCB Design

O que precisamos fazer agora é arrastar esses componentes para dentro da placa:

PCB - Componentes

Faça a disposição dos componentes conforme a sua necessidade e depois clique em Auto Router, no menu superior. Essa é a opção que vai desenhar automaticamente as trilhas na PCB, e você pode escolher a largura da trilha, diâmetro dos furos, qual camada da placa desenhar, etc:

Autor router

Se você não gostar da disposição das trilhas, ou quiser alterar alguma coisa, pode fazer isso agora clicando nas conexões entre os componentes. A nossa PCB ficou assim:

PCB Final

Finalizada a montagem, você pode partir para o serviço de confecção da placa, clicando no ícone Fabrication Ouput:
Fabrication Output

Isso vai levar você para uma tela onde você pode definir, entre outras opções, a cor da sua PCB, quantos layers (camadas) ela tem, a quantidade de placas, tipo de acabamento, etc. Se você já possuir o arquivo Gerber para enviar, também pode acessar diretamente a página do PCB Order para fazer isso:

Checkout

Agora basta você selecionar as opções desejadas e, no lado direito da tela, conferir o resumo do pedido e o custo de fabricação das PCBs, e clicar em Save to Cart para finalizar o pedido, efetuar o pagamento e aguardar a entrega das placas de circuito impresso.

Resumo pedido

Esse foi um tutorial básico de uso do EasyEDA, e você pode explorar as inúmeras possibilidades que o programa oferece, por exemplo as bibliotecas de componentes, com circuitos integrados, microcontroladores como PIC, AVR, ATMega, modelos de shield prontos para você usar e desenvolver, enfim, são muitas opções e vale a pena dar uma boa olhada nesse programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário