22 outubro 2015

Apache Web Server com Raspberry Pi

Hoje vamos trabalhar com o  Raspberry Pi A+, que está no mercado à um bom tempo mas não costuma receber a devida atenção, já que ele fica um pouco ofuscado pelo Raspberry Pi 3, que tem uma capacidade de processamento consideravelmente maior. Neste tutorial, que serve para qualquer placa da linha Raspberry, vamos mostrar como instalar um web server Apache com suporte à PHP e MySQL.

Apache web server Raspberry pi A+

Vamos falar também um pouco do Raspberry Pi A+ que, por ser uma opção menor, mais barata e consumir menos energia, pode servir perfeitamente para as necessidades do seu projeto.

Características do Raspberry Pi A+


Apesar da memória de 512 MB ser considerada modesta, o processador é o Broadcom BCM2835 de 700 Mhz, o mesmo que equipa o Raspberry Pi B+.

Fisicamente o Raspberry Pi A+ é um pouco menor (65 x 56mm) do que os outros modelos da linha (que tem 85 x 56mm), ainda assim mantendo algumas características semelhantes, como o conector de vídeo HDMI, a saída de áudio e os conectores para display e câmera. O slot é microSD, mais adequado às necessidades atuais:

Raspberry Pi A+ Detalhes

A placa não tem uma porta ethernet, mas podemos utilizar a porta USB 2.0 para conectar um hub usb (de preferência com alimentação externa), ligando um adaptador wireless/wifi, um teclado e um mouse, conectando assim o Raspberry Pi A+ ao mundo externo. Você também pode utilizar apenas um adaptador wireless e acessar a placa via SSH, utilizando o PuTTY. Veja como fazer isso no post Tutorial Raspberry Pi com SSH.

Além da porta USB, temos também a GPIO de 40 pinos, para ligação de sensores, módulos, displays, motores e outros dispositivos:

GPIO A+


Essa estrutura mais enxuta, junto com o baixo consumo de energia, torna o Raspberry Pi A+ uma ótima opção para sistemas embarcados.

O que é possível fazer com um Raspberry Pi A+ ?


Temos várias opções de projetos para o Raspberry Pi A+, dos quais podemos destacar :
  • Ponto de acesso wireless, expandindo a capacidade da sua rede wireless ou criando uma rede separada para, por exemplo, visitantes
  • Sistema de monitoramento com câmera
  • Media Center, reproduzindo músicas, vídeos e fotos
  • Estação meteorológica, enviando até mesmo os dados pela internet
  • Console de videogame "retrô"
  • Print Server wireless
  • Servidor de Arquivos / File Server
  • Web Server

Estas são apenas algumas sugestões de uso, e existem algumas muito interessantes e criativas, mas o que importa é que o Raspberry A+ tem uma proposta um pouco diferente das placas mais tradicionais como a Raspberry Pi 3 e a Raspberry Pi 2, pois podemos tirar vantagem do seu tamanho e peso reduzidos, criando projetos compactos sem perder a eficiência.

Instalando o Noobs no Raspberry A+ e criando um Web Server


A instalação do Raspbian no Raspberry Pi A+ é bem simples, seguindo o mesmo esquema que eu já mostrei no post Raspberry Pi: Instale o Raspbian e crie seu primeiro programe em Python

Baixe o NOOBS (download), copie o conteúdo do arquivo (descompactado) para um cartão microSD e coloque-o no slot localizado na parte traseira do Raspberry A+.

Assumindo que estamos usando uma configuração com o Raspberry A+, teclado, mouse e adaptador wireless, vamos baixar os programas necessários para criar um web server usando o Apache Server, que é um dos mais usados no ambiente Linux.

Antes de instalar o Apache no Raspbian, vamos verificar se existe alguma atualização para o sistema operacional usando os comandos abaixo:

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

Essa atualização pode demorar um pouco, ok? Quando terminar, podemos proceder com a instalação do Apache:

sudo apt-get install apache2 -y

Para instalar o suporte à PHP no Apache Web Server, use o comando abaixo:

sudo apt-get install php libapache2-mod-php -y

Você também pode instalar o mysql no seu servidor, se quiser trabalhar com banco de dados. Para isso, execute o comando:

sudo apt-get install mysql-server mysql-client php5-mysql

Para validar as alterações, reinicie o Apache com o comando

sudo service apache2 restart

Agora basta acessar o seu Web Server à partir de qualquer browser, digitando o endereço IP do seu Raspberry. Não sabe o endereço IP? Abra o LX TErminal e digite:

hostname -I

Agora sim, com o endereço IP do Raspberry em mãos, abra o browser e acesse a página inicial do Apache Web Server:

Página Inicial Apache Web Server
Para alterar essa página, acesse o arquivo index.html na pasta /var/www/html. Uma sugestão de editor que você pode usar para criar e modificar páginas html no próprio Raspberry é o Bluefish

Instale o Bluefish utilizando:

sudo apt-get install bluefish

Abra o Bluefish através do menu Programming => Bluefish Editor:

Bluefish Editor Raspberry Pi

Para editar o html padrão do Apache Web Server, vá até a pasta /var/www/html e selecione o arquivo index.html:

Editando index.html com Bluefish Editor


Isso finaliza a instalação do Apache Web Server no seu Raspberry Pi, permitindo que você hospede na sua rede local páginas e serviços web sem precisar contratar um provedor para isso, além de permitir o total controle sobre a configuração do Web Server, sendo uma excelente oportunidade de aprendizado.

Um comentário:

  1. Oi, poderiam ajudar em como fazer para colocar online o servidor do raspberry pi utilizando o SIM / GPRS ?

    ResponderExcluir