Hoje vamos trabalhar com a Raspberry Pi A+, que está no mercado à um bom tempo mas não costuma receber a devida atenção, já que ele fica um pouco ofuscada por outras placas da linha Raspberry, como a Pi 3, que tem uma capacidade de processamento consideravelmente maior. Neste tutorial, que serve para qualquer placa da linha Raspberry, vamos mostrar como instalar um web server Apache com suporte à PHP e MySQL.

Vamos falar também um pouco da Raspberry Pi A+ que, por ser uma opção menor, mais barata e consumir menos energia, pode servir perfeitamente para as necessidades do seu projeto.

Características da Raspberry Pi A+

Apesar da memória de 512 MB ser considerada modesta, o processador é o Broadcom BCM2835 de 700 Mhz, o mesmo que equipa a Raspberry Pi B+.

Apesar de fisicamente a Raspberry Pi A+ ser um pouco menor (65 x 56mm) do que os outros modelos da linha (que tem 85 x 56mm), ainda assim ela mantém algumas características semelhantes, como o conector de vídeo HDMI, a saída de áudio e os conectores para display e câmera. O slot é microSD, mais adequado às necessidades atuais:

Raspberry Pi A+ Detalhes

Apesar da placa não possuir uma porta ethernet, podemos utilizar a porta USB 2.0 para conectar um hub usb (de preferência com alimentação externa), ligando um adaptador wireless/wifi, um teclado e um mouse, conectando assim o Raspberry Pi A+ ao mundo externo. Você também pode utilizar apenas um adaptador wireless e acessar a placa via SSH, utilizando o PuTTY. Veja como fazer isso no post Tutorial Raspberry Pi com SSH.

Além da porta USB, temos também a GPIO de 40 pinos, para ligação de sensores, módulos, displays, motores e outros dispositivos:

GPIO Raspberry Pi A+

Essa estrutura mais enxuta, junto com o baixo consumo de energia, torna a Raspberry Pi A+ uma ótima opção para sistemas embarcados.

O que é possível fazer com um Raspberry Pi A+ ?

Temos várias opções de projetos para o Raspberry Pi A+, dos quais podemos destacar:

  • Ponto de acesso wireless, expandindo a capacidade da sua rede wireless ou criando uma rede separada para, por exemplo, visitantes;
  • Sistema de monitoramento com câmera;
  • Media Center, reproduzindo músicas, vídeos e fotos;
  • Estação meteorológica, enviando até mesmo os dados pela internet;
  • Console de videogame “retrô”;
  • Print Server wireless;
  • Servidor de Arquivos / File Server;
  • Web Server.

Estas são apenas algumas sugestões de uso, e existem algumas muito interessantes e criativas, mas o que importa é que o Raspberry A+ tem uma proposta um pouco diferente das placas mais tradicionais como a Raspberry Pi 3 e a Raspberry Pi 2, pois podemos tirar vantagem do seu tamanho e peso reduzidos, criando projetos compactos sem perder a eficiência.

Instalando o Noobs na Raspberry A+

A instalação do Raspbian na Raspberry Pi A+ é bem simples, seguindo o mesmo esquema que eu já mostrei no post Raspberry Pi: Instale o Raspbian e crie seu primeiro programe em Python

Baixe o NOOBS (download), copie o conteúdo do arquivo (descompactado) para um cartão microSD e coloque-o no slot localizado na parte traseira do Raspberry A+.

Assumindo que estamos usando uma configuração com o Raspberry A+, teclado, mouse e adaptador wireless, vamos baixar os programas necessários para criar um web server usando o Apache Server, que é um dos mais usados no ambiente Linux.

Instalação do Apache Web Server na Raspberry Pi

Antes de instalar o Apache no Raspbian, vamos verificar se existe alguma atualização para o sistema operacional usando os comandos abaixo:

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

Essa atualização pode demorar um pouco, ok? Quando terminar, podemos proceder com a instalação do Apache:

sudo apt-get install apache2 -y

Para instalar o suporte à PHP no Apache Web Server, use o comando abaixo:

sudo apt-get install php libapache2-mod-php -y

Você também pode instalar o mysql no seu servidor, se quiser trabalhar com banco de dados. Para isso, execute o comando:

sudo apt-get install mysql-server mysql-client php5-mysql

Para validar as alterações, reinicie o Apache com o comando

sudo service apache2 restart

Agora basta acessar o seu Web Server à partir de qualquer browser, digitando o endereço IP do seu Raspberry. Não sabe o endereço IP? Abra o LX TErminal e digite:

hostname -I

Agora sim, com o endereço IP do Raspberry em mãos, abra o browser e acesse a página inicial do Apache Web Server:

Página Inicial Apache Web Server Raspberry Pi

Para alterar essa página, acesse o arquivo index.html na pasta /var/www/html. Uma sugestão de editor que você pode usar para criar e modificar páginas html na própria Raspberry é o Bluefish, que você pode instalar utilizando o comando:

sudo apt-get install bluefish

Abra o Bluefish através do menu Programming => Bluefish Editor:

Bluefish Editor Raspberry Pi

Para editar o html padrão do Apache Web Server, vá até a pasta /var/www/html e selecione o arquivo index.html:

Editando index.html com Bluefish Editor Apache Web Server

Isso finaliza a instalação do Apache Web Server no seu Raspberry Pi, permitindo que você hospede na sua rede local páginas e serviços web sem precisar contratar um provedor para isso, além de permitir o total controle sobre a configuração do Web Server, sendo uma excelente oportunidade de aprendizado.

Gostou? Confira outros posts usando Raspberry Pi aqui no Arduino e Cia!

Avalie este post!