30 julho 2017

Como usar o adaptador USB para ESP8266 ESP-01

Se você acha complicado fazer as ligações para programar o módulo wifi ESP8266 ESP-01, precisa dar uma olhada no adaptador USB para módulo Wifi ESP8266 ESP-01.

Adaptador USB para módulo Wifi ESP8266 ESP-01

Este adaptador permite que você faça a programação do módulo wifi ESP8266 ESP-01 por meio de comandos AT e, com uma pequena alteração de hardware que vamos mostrar neste post, também será capaz de programar o ESP-01 usando a IDE do Arduino e até mesmo realizar o upgrade de firmware do módulo.


O hardware do adaptador USB para ESP8266 ESP-01


O adaptador tem um conector USB para que você o conecte diretamente na porta USB do computador. Um chip CH340 cuida de todo o processo de conversão USB-Serial, e o adaptador possui um capacitor de 1000µF para evitar problemas na alimentação do ESP8266.

Chip USB-Serial CH340

Atenção para o sentido de conexão do módulo ESP8266 ESP-01, que deve ser encaixado no adaptador conforme a imagem abaixo:

Adaptador com módulo ESP8266 ESP-01

Inicialmente este é o único "setup" deste adaptador. Vamos ver então como efetuar a comunicação do computador com o ESP-01 por meio desse adaptador.

Comunicação com o ESP-01


A utilização do adaptador USB para ESP-8266 ESP-01 é bem simples, e basta plugar o adaptador na porta USB do computador, conforme a imagem mostrada no início deste post. Ao conectá-lo, você pode ver um dispositivo no Painel de Controle (se estiver usando Windows) chamado USB-Serial CH340, e uma porta COM correspondente. No nosso caso, a porta serial COM6:

Porta COM CH340

Nesse modo você pode testar e configurar o módulo ESP-01 usando comandos AT utilizando um programa de comunicação serial como o Termite (download) para verificar se o módulo está funcionando corretamente.

Abra o programa e configure a porta de comunicação de acordo com o valor apresentado anteriormente (no nosso caso COM6), com velocidade de 115200bps:

Comandos AT com módulo Wifi ESP-8266 ESP-01

Você pode usar comandos como o AT, no qual o módulo vai responder simplesmente com um "OK", indicando que a comunicação está sendo feita de forma correta, ou o AT+GMR, que vai retornar informações sobre o firmware gravado no módulo ESP-01.

Hackeando o adaptador USB

Mostramos como enviar comandos AT para o ESP8266, mas isso limita bastante o nosso campo de atuação com o módulo ESP-01, que pode ser programado usando a IDE do Arduino ou usando Lua, se gravarmos nele o firmware do NodeMCU.

Para fazer isso, precisamos fazer uma pequena adaptação no hardware, incluindo um botão para ativar o modo de programação do ESP-01, conectando os pinos GND e GPIO0 do módulo: 

Adaptador USB para ESP8266 - Botão programação

Você pode fazer isso soldando um botão diretamente na parte inferior da placa, nos pinos indicados na imagem acima.

Acionando o botão, você entra o modo de programação, e pode enviar programas para o ESP-01 utilizando a IDE do Arduino. Na imagem abaixo, o upload com sucesso do programa exemplo BLINK da IDE do Arduino:

IDE Arduino upload blink ESP8266

Para fazer o teste com a IDE, não se esqueça de carregar a biblioteca ESP8266, que pode ser instalada no menu SKETCH => INCLUIR BIBLIOTECA => GERENCIAR BIBLIOTECAS. Na janela seguinte, procure por ESP8266 e clique em instalar:

IDE Arduino - Biblioteca ESP8266

O botão para habilitar o modo de programação serve também para você instalar ou atualizar o firmware do seu módulo wifi ESP8266 ESP-01 usando, por exemplo, o NodeMCU Firmware Programmer:

NodeMCU Firmware Programmer com ESP8266 ESP-01

Para conferir como usar o NodeMCU Firmware Programmer e também maiores informações e projetos com os módulos ESP8266, acesse os outros posts do Arduino e Cia neste link.

10 comentários:

  1. fiz o procedimento da chave...
    mas aparece esta mensagem para mim;
    warning: espcomm_sync failed
    error: espcomm_open failed
    error: espcomm_upload_mem failed

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      Acho que esqueci de mencionar que vc tem que retirar o adaptador da porta USB, mudar a chave e depois colocar o adaptador na USB novamente.. creio que seja isso.

      Abraço!

      Adilson

      Excluir
    2. Boa noite
      tens foto de como ficou soldado essa chavinha?

      Obrigado

      Excluir
  2. Venho tentando usar meu adaptador USB no macOS (High Sierra v10.13.1) mas só recebo as mensagens:
    warning: espcomm_sync failed
    error: espcomm_open failed
    error: espcomm_upload_mem failed

    O driver está instalado (vejo o driver no System Information e no /dev/tty.*), mas não consigo subir nada pro ESP-01. Alguma dica?

    ResponderExcluir
  3. Tenho um adaptador USB no meu macOS (High Sierra version 10.13.1), mas sempre que tento subir algo algum sketch dá erro:
    warning: espcomm_sync failed
    error: espcomm_open failed
    error: espcomm_upload_mem failed

    O driver CH340 está instalado e quando conecto o adaptador na porta USB consigo detecta-lo no System Information e no /dev/tty.*.

    O que pode ser o problema?

    Thanks!
    Tulius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tulius,

      Aparentemente está tudo ok. Você chegou a testar esse adaptador em outro computador?

      Abraço!

      Adilson

      Excluir
  4. Excelente. Funcionou perfeitamnet.
    Grato pela dica.

    ResponderExcluir
  5. No meu windows 10 não reconheceu o dispositivo.. se for versão chinesa tem que instalar do link: http://www.wch.cn/download/CH341SER_EXE.html

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Não entendi o funcionamento da chave, ela deve ser soldada no verso do adaptador certo? quando fechar o contato do GPI0 com GND desligará o GPI0?

    Obrigado

    ResponderExcluir