Hoje vamos mostrar como usar o carregador de bateria de lítio TP4056, um componente interessante para você que está montando um projeto com Arduino, ESP8266 ou outras placas alimentadas por baterias, sendo uma excelente opção para projetos de IoT (Internet das Coisas) e wearable (computadores vestíveis).

Com o módulo TP4056 você não precisa remover a bateria do circuito para carregá-la, já que todo o processo de carga é feito pelo módulo utilizando uma fonte externa ou até mesmo a USB do computador.

O módulo carregador de bateria de lítio TP4056

Na imagem abaixo temos a estrutura do módulo TP4056, que possui um conector micro USB para você usar com uma fonte DC de 5V. Você também tem a opção de alimentar o módulo usando os pads + e – do lado esquerdo da placa:

Módulo carregador de bateria de lítio TP4056

No lado direito, temos a saída de tensão para o circuito/carga (OUT+ e OUT-) e também a saída onde vamos ligar a nossa bateria (B+ e B-).

O controlador desse módulo é o CI TP456 (datasheet). O TP456 é um componente que fornece tensão e corrente de forma contínua para baterias de lítio de célula única, contando com proteção térmica.

A tensão fornecida pelo TP4056 é fixa em 4.2V, e a corrente de carga pode ser programada (até 1000mA) por meio de um único resistor (R3, na imagem acima). A programação da corrente do módulo segue a tabela abaixo para o valor do resistor R3:

Tabela de resistências

O módulo conta ainda com um circuito de proteção para evitar danos à bateria de lítio, que é sensível à sobrecargas de tensão e corrente. Esse circuito de proteção é formado pelo DW01-G (datasheet) e pelo 8205A (datasheet).

Como usar o módulo carregador de baterias TP4056

Para conectar a bateria de lítio no TP4056, basta seguir o esquema abaixo. Preste bastante atenção na ligação: positivo da bateria no B+ e o negativo no B- da placa.

Conexão módulo TP4056 e bateria de lítio

Na placa temos dois leds. O LED 1 na cor vermelha e o LED 2 na cor azul, que indicam o estado de funcionamento do módulo:

  • LED 1 aceso e LED 2 apagado: Bateria em processo de carga
  • LED 1 apagado e LED 2 aceso: Carga completa
  • LED1 piscando e LED 2 aceso: Bateria não conectada

Lembrando que as cores dos leds podem variar de acordo com o modelo do módulo TP4056 que você tem em mãos.

Utilize as saídas OUT+ e OUT- para alimentar o seu circuito de forma constante. Nessa saída você terá a tensão de alimentação do módulo, seja por cabo USB ou fonte externa, ou a tensão fornecida pela bateria, caso o módulo esteja desconectado da fonte.

4.1/5 - (28 votes)