Você é daqueles que sentem um calafrio só de ouvir falar em Linux? Não tem a mínima ideia do que seja um comando com sudochmod ou grep? Então o livro Linux para Makers é pra você!

Linux Tux + Raspberry Pi

Voltado principalmente para a plataforma Raspberry Pi, serve também para outras SBC (Single Board Computer ou Computador de Placa Única) que rodam linux.

É uma excelente fonte de referência para iniciantes e até mesmo para quem precisa entender um pouco melhor como funciona este sistema operacional cada vez mais presente numa grande variedade de dispositivos.

O que tem no livro Linux para Makers?

Como o próprio nome diz, esse livro trata de Linux, mas com foco no público maker, ou seja, aquela pessoa que utiliza uma placa como Raspberry Pi, Beaglebone, Orange Pi e outras placas da linha para criar seus próprios projetos.

É indicado para quem tem curiosidade em conhecer essa plataforma mas não sabe muito bem por onde começar, tem dúvida sobre a utilização dos vários comandos existentes no Linux ou gostaria de dicas para utilizar melhor a sua placa e otimizar a performance do seu projeto.

Livro Linux para Makers Novatec

No livro Linux para Makers da Editora Novatec, o autor inicialmente mostra como gravar uma imagem do Raspbian (o sistema operacional padrão do Raspberry Pi) em um cartão SD e dar os primeiros passos na configuração do Linux.

Mas não destaco essa parte como um dos pontos mais interessantes do livro, pois a instalação do Raspbian você pode aprender acessando esse post aqui.

A parte legal mesmo começa quando o autor explica como funcionam as diversas partes do Linux, como o LXDE (o ambiente gráfico do Raspbian), o sistema de arquivos do sistema operacional, o shell, dicas para usar o terminal do Linux (para muitas pessoas, um verdadeiro terror! :)), criação de usuários, otimização de performance, processos, serviços e muitos outros assuntos.

Nos capítulos finais, é abordado o “mundo físico” do Linux com Raspberry Pi, onde o autor mostra alguns exemplos de utilização da GPIO da placa usando Python.

Para ver todos os assuntos abordados pelo autor Aaron Newcomb no Linux para Makers, acesse o sumário do livro neste link.

Compre livros com 20% de desconto!

Não, não vou pedir o seu email, nem que você preencha nenhum tipo de cadastro. Simplesmente visite o site da Novatec e utilize o cupom ARDUINOECIA na hora de fechar a compra (veja a imagem abaixo), obtendo os 20% de desconto na hora. Simples assim. 🙂

Desconto Arduino e Cia Novatec

E você pode usar esse cupom para comprar também outros títulos de livros da Novatec mostrados aqui no Arduino e Cia, como o Arduino Básico, o Guia do Maker para o Apocalipse Zumbi, o Primeiros Passos com Sensores e os imperdíveis Eletrônica Para Makers e Movimento, Luz e Som com Arduino e Raspberry Pi, além dos outros títulos disponíveis no site da Novatec. Aproveite!

Avalie este post!