Que tal montar um servidor torrent usando Raspberry Pi? Neste post vamos dar uma olhada na Raspberry Pi 3 Model A+, uma placa que recebeu um bom upgrade desde a sua primeira versão e agora conta também com Wifi e Bluetooth, como sua irmã maior: a Raspberry Pi 3 B+.

Servidor torrent com Raspberry Pi 3 Model A+

Antes de montar o nosso servidor de arquivos torrent com a Pi 3 A+, vamos dar uma olhada nas características dessa placa.

A Raspberry Pi 3 Model A+

Raspberry Pi 3 Model A+ tem o mesmo processador da Pi 3 B+, um SOC Broadcom BCM2837B0 de 1.4 GHz Quad-core de 64 bits.Apesar de ter apenas 512 MB de memória RAM DDR2, é uma boa opção com relação às famosas Raspberry Pi Zero e Pi Zero W, que tem clock de 1 GHz e 512MB de RAM mas podem não rodar uma aplicação um pouco mais pesada.

Visão Geral Raspberry Pi 3 A+

O fato da Pi 3 A+ ter apenas uma porta USB agora não parece tão crítico, já que a placa possui agora Wifi 802.11 b/g/n/ac e Bluetooth BLE 4.2, então uma porta ethernet não faz muita falta e você pode usar essa USB para conectar, se necessário, um adaptador para teclado e mouse sem fio ou um pendrive.

Detalhes da placa

O restante dos conectores segue o padrão da linha Pi 3, com saída de vídeo HDMI, jack/conector de áudio e slots para display e câmera. A alimentação da placa é de 5V (recomenda-se uma fonte que forneça 2,5A de corrente) com conector micro USB.

Sua GPIO de 40 pinos segue o padrão das placas Raspberry Pi, então teoricamente qualquer projeto e conexão com sensores e módulos feito para outras placas vai funcionar também na Raspberry Pi 3 Model A+.

Onde usar a Pi 3 A+?

A Pi 3 A+ está em um nível intermediário entre as placas Raspberry Pi, não sendo tão poderosa quanto a Raspberry Pi 3 B+ e nem tão compacta como as Pi Zero. Mesmo assim, é uma opção interessante se você necessita de um projeto que exige um pouco mais de processamento como um Media Center ou um sistema de monitoramento por câmera.

Kodi Media Center RPi

Além disso, a presença do Wifi e Bluetooth sem dúvida tornaram a placa muito mais atrativa, ideal para projetos onde você não precisa de tantas portas USB ou a Ethernet, e que possam ser gerenciados através da rede.

E se você pensou em um projeto de automação residencial, recomendo este post sobre Como usar o Hat Relé 4 Canais para Raspberry Pi, onde você pode acionar na sua casa até 4 dispositivos como lâmpadas, motores, eletrodomésticos e outros equipamentos eletrônicos. Que tal montar isso usando uma Pi 3 A+?

Servidor Torrent com a Raspberry Pi 3 A+

Explicando de uma forma muito básica, o torrent é um tipo de tecnologia que permite o download de um arquivo de várias fontes diferentes: cada usuário do arquivo na internet pode fornecer um pedaço dele, e quando o servidor fizer o download de todas as partes, o arquivo é “montado” e disponibilizado para você. Para maiores detalhes sobre o torrent, recomendo a leitura deste artigo.

Se você precisa frequentemente fazer o download de arquivos da internet usando torrent, uma placa Raspberry Pi como servidor de torrents é uma boa alternativa já que ela tem um baixo custo e não consome muita energia. Assim, você pode por exemplo deixá-la ligada em casa enquanto sai para trabalhar, e quando voltar os seus arquivos estarão (se tudo der certo) prontos para uso.

Antes de continuarmos, uma observação: nem todo download via torrent é ilegal. Pela facilidade de uso, é muito comum as pessoas usarem torrent para pirataria, mas existem muitos sites “legais” de torrent, e inclusive você pode fazer o download do Noobs da Raspberry Pi usando torrent. 🙂

Aqui vamos usar o Transmission, um conhecido servidor torrent para Linux. Estou assumindo que você esteja com a sua placa Raspberry Pi 3 A+ com o sistema operacional instalado e atualizado, ok?

Para instalar o Transmission, em primeiro lugar use o comando abaixo:

sudo apt-get install -y transmission-daemon transmission-cli transmission-common

Em seguida vamos parar o serviço pois vamos modificar algumas configurações do Transmission:

sudo service transmission-daemon stop

Agora edite o arquivo settings.json. Para isso usei o nano:

sudo nano /etc/transmission-daemon/settings.json

Dentro do editor, procure por rpc-whitelist e rpc-whitelist-enable, deixando as configurações como na imagem abaixo. Isso será útil para permitir o acesso remoto ao servidor torrent:

Transmission - Configurações

Eu alterei também a pasta padrão onde os arquivos baixados serão gravados. Escolhi a pasta /home/pi/downloads tanto para os downloads finalizados (download-dir) como os incompletos (incomplete-dir):

Transmission - Alterando diretório padrão

Com as configurações finalizadas, reinicie o serviço do Transmission:

sudo service transmission-daemon start

Com o Transmission rodando, agora basta acessar o servidor através do browser do seu equipamento. Rodando o comando hostname -I você saberá qual o endereço IP da sua placa Raspberry e com esse endereço em mãos, coloque-o no browser junto com a porta 9091.

No nosso caso o endereço IP é 192.168.0.187 e o endereço ficou assim:

Browser com endereço do Transmission

O Transmission vai solicitar um usuário e senha para acesso ao servidor torrent. Tanto para o nome do usuário (User Name) como para a senha (Password), use transmission(tudo em minúsculas):

Usuário e senha

Dentro do Transmission, clique no ícone da pasta mais à esquerda para adicionar os torrents que vc deseja utilizar. Usei como exemplo o torrent do Noobs 3.2.0, a versão mais atual até o momento:

Torrente com Raspberry Pi -Transmission em funcionamento

Clique duas vezes sobre o arquivo que vc está baixando para que a parte direita da tela seja apresentada. Nela você pode acompanhar com mais detalhes o progresso dos downloads.

Por último, se você receber no navegador alguma mensagem de “Permission Denied“, utilize o comando abaixo para fornecer permissão para criar, alterar e deletar arquivos na pasta de downloads:

sudo chmod -R 777 /home/pi/download

Lembrando que eu usei a pasta /home/pi/downloads, então altere o comando acima de acordo com a pasta de downloads que você configurou no seu arquivo settings.json, ok?

Gostou do servidor torrent com Raspberry Pi? Então confira outros posts com Raspberry Pi aqui mesmo no Arduino e Cia!

Avalie este post!