Neste post vamos ver um dos mais procurados e interessantes módulos para automação residencial: o módulo relé Arduino.

Módulo relé Arduino

E por que esse módulo é tão interessante? Porque com ele você pode ligar (e desligar) aparelhos eletrônicos, máquinas, motores, acionar alarmes, portôes e outros dispositivos, sendo um componente indispensável no seu projeto de automação residencial.

O módulo relé Arduino

Basicamente, um relé é um “interruptor” acionado por uma determinada tensão. Ao se aplicar a tensão (no caso, 5V) nos terminais de entrada, uma bobina é acionada, ativando ou desativando o contato interno (ligando ou desligando uma chave).

O que faz o módulo relé tão interessante também é a facilidade de uso. Você tem apenas 3 pinos, sendo 2 de alimentação (Vcc e GND) e um de controle (S).

Detalhes do módulo

O módulo também possui um led na parte superior, para indicar que o relé está acionado. O modelo que vamos utilizar permite acionar tanto cargas em tensão AC como em DC.

Estamos usando neste post um módulo com apenas 1 relé. Existem módulos maiores, por exemplo com 2, 4, 8 ou 16 relés. Apesar da quantidade de relés, o princípio de funcionamento é o mesmo.

Conexão com Arduino

A conexão do módulo relé no Arduino deve ser feita conforme a imagem abaixo. O pino de controle do módulo relé será a porta digital 7, e a alimentação virá dos pinos 5V e GND do Arduino Uno:

Circuito Arduino Uno e módulo relé Arduino

No circuito acima, NC corresponde ao contato NORMAL FECHADO (NORMAL CLOSED), C ao Comum, e NO ao NORMAL ABERTO (NORMAL OPEN).

E qual a diferença? O contato Normal Fechado está conduzindo corrente quando o módulo não está ativado, e quando você aciona o relé ele “abre”, interrompendo a passagem de corrente.

No Normal Aberto é o contrário: ele não tem passagem de corrente enquanto o relé não for acionado. Assim que você acionar o módulo, ele fecha o contato e permite a passagem de corrente.

Programando o módulo relé

O programa abaixo ativa a porta 7 do Arduino, acionando a bobina do relé, que por sua vez acende a lâmpada. Depois de 5 segundos, o ciclo é reiniciado.

// Programa de teste do modulo rele
// Autor : Arduino e Cia.
//
// Ligar o pino S do rele no pino 7 do Arduino
// Ligar o pino + do rele no pino 5V do Arduino
// Ligar o pino - do rele no pino GND do Arduino

//define a saida a ser utilizada para o acionamento do rele
int sinalparaorele = 7; 

void setup()
{
  pinMode(sinalparaorele, OUTPUT); //Define o pino como saida
}

void loop()

{
  digitalWrite(sinalparaorele, HIGH); //Aciona o rele
  delay(5000); //Aguarda 5 segundos
  digitalWrite(sinalparaorele, LOW); //Desliga o rele
  delay(5000); //Aguarda 5 segundos e reinicia o processo
}

Um exemplo simples, mas que ilustra bem o funcionamento do módulo, que pode ser conectado por exemplo em módulos wireless ESP8266 para acionamentos via internet e projetos de IoT.

Gostou? Confira outros projetos usando relé aqui mesmo no Arduino e Cia!

5/5 - (4 votes)