06 fevereiro 2013

Ligando uma lâmpada com módulo relé


Conforme prometido, segue esquema para ligação de uma lâmpada utilizando módulo relé. Procurei deixar o circuito o mais simples possível, para melhor entendimento.

Se você prefere montar seu próprio circuito, utilizando transistor, diodo e o próprio relé, recomendo a leitura deste post :


Não vou aqui me aprofundar sobre o assunto relé, pois há muito material disponível na internet. Basicamente, um relé é um "interruptor" acionado por uma determinada tensão. Ao se aplicar a tensão nos terminais de entrada, uma bobina é acionada, ativando ou desativando o contato interno (ligando ou desligando uma chave).

No circuito abaixo, NC corresponde ao contato NORMAL FECHADO (NORMAL CLOSE), C ao Comum, e NO ao NORMAL ABERTO (NORMAL OPEN).


ligando lampada rele
O programa abaixo ativa a porta 7 do Arduino, acionando a bobina do relé, que por sua vez acende a lâmpada. Depois de 5 segundos, o ciclo é reiniciado.

 1
 2
 3
 4
 5
 6
 7
 8
 9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
// Programa de teste do modulo rele
// Autor : Arduino e Cia.
//
// Ligar o pino S do rele no pino 7 do Arduino
// Ligar o pino + do rele no pino 5V do Arduino
// Ligar o pino - do rele no pino GND do Arduino

//define a saida a ser utilizada para o acionamento do rele
int sinalparaorele = 7; 

void setup()
{
  pinMode(sinalparaorele, OUTPUT); //Define o pino como saida
}

void loop()

{
  digitalWrite(sinalparaorele, HIGH); //Aciona o rele
  delay(5000); //Aguarda 5 segundos
  digitalWrite(sinalparaorele, LOW); //Desliga o rele
  delay(5000); //Aguarda 5 segundos e reinicia o processo
}

Um exemplo simples, mas que ilustra bem o funcionamento do módulo. Até mais !

Atualizado : Veja neste artigo uma variação deste circuito, mostrando como utilizar um botão para controlar o acionamento do relé.


42 comentários:

  1. Bacana, estou começando no arduino e o tuto de rele ficou show. Estava com dúvida do NO e NC !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela visita. O NO (normal aberto), seria uma chave "aberta", que se fecha quando o rele é acionado. O NC (normal fechado), seria o contrário, uma chave fechada, que abre quando o rele é acionado. Trocando em miúdos : se você colocar uma lampada no contato NO, ela só vai acender quando o rele for acionado. Se você colocar uma lãmpada no contato NC, ela ficará acesa direto, e só vai apagar quando o relê for acionado. Espero não ter complicado a explicação. Abraço !

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei muito das explicações. Estou iniciando meus trabalhos agora e queria saber qual arduino devo comprar para fazer as automações. Vi num site, mas fiquei confuso pq tem vários. Estou querendo apenas controlar as luzes de casa por controle remoto. Pode me ajudar? Peter Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Peter ! obrigado pela visita. Eu recomendo, no inicio, o Arduino UNO. Tem um preço acessível, e dependendo do projeto, a quantidade de portas dessa placa (14) é suficiente para atender as suas necessidades. Abraços e qualquer dúvida, é só perguntar.

      Excluir
  4. Amigo, em um residência que possui uma tensão de 220V (que possui dois fios, 110V cada) não teria erro para fazer a ligação do fios com o shield relé(como foi mostrado na imagem). Agora se for um tensão de 110V (que possui um fio fase e outro de 110V) como que ficaria a ligação do fios até o shield relé? O C seria ligado no fio fase?

    Parabéns, muito bom o site.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Neto ! Exatamente. Em 110V o fio fase ficaria no "C", pois o rele estaria fazendo o papel do interruptor de parede, e nas instalações elétricas recomenda-se que, no caso de 110V, o fase seja ligado ao interruptor. Grande abraço !

      Excluir
    2. Muito obrigado. Estou fazendo um projeto para a faculdade que terá a mesma ideia. A única diferença é que a comunicação com o arduino será via bluetooth. Abraço!

      Excluir
  5. Amigo, estou na metade de um projeto de uma câmara fria com ambiente controlado por Arduino. Para isso, estou usando uma geladeira, um umidificador e um sensor de temperatura e umidade. Estou na metade deste projeto.
    A idéia é que, ao atingir uma determinada baixa temperatura, o relé aciona o motor da geladeira para fazer a refrigeração. A mesma coisa ocorre com o umidificador.

    Minha dúvida é: devo aplicar o relé na fiação que aciona o motor ou utilizar o relé para ligar/desligar uma tomada, onde a geladeira ficaria ligada?

    Gostaria de sua opinião.

    Parabéns pelo site.

    Danilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Danilo ! Olha, apesar de eu já ter visto projetos usando as 2 versões do que vocë falou (relé na tomada ou relé no circuito do equipamento), eu usaria a primeira opção, com o relé ligando e desligando uma tomada. É mais simples e geralmente o circuito interno já conta com sistemas de proteção contra sobrecarga do motor, entre outras coisas, o que acabaria exigindo algumas adaptações na ligação do relé. Espero ter ajudado. Obrigado e volte sempre. Abraço !

      Excluir
    2. Ajudou demais. Agradeço mesmo pelo seu apoio, e vou aplicar sua orientação no meu projeto, ligando o relé a tomada.

      Meu único medo (visto que minha área é Sistemas, e não elétrica nem eletrônica) é em relação a carga de energia ser suficiente para alimentar uma tomada de uma geladeira. Não vai explodir tudo, certo? rs.

      Abraço!

      Excluir
    3. Rs. Não vai explodir não Danilo. Basta "casar" a amperagem do relé com a amperagem da geladeira. Veja no meu artigo sobre o módulo relé (http://www.arduinoecia.com.br/2013/02/modulo-rele-arduino.html), que o relé mostrado suporta até 10A, tanto em 110 como em 220v. Se a sua geladeira exigir mais do que isso, será necessário trocar por um relé mais "potente". Abraço !

      Excluir
  6. Gostei muito, parabéns, não sei se alguém já fez essa pergunta, mais existe alguma maneira parecida sem esses 5 segundos, queria que por exemplo a luz acesa permanente e apagar quando quiser., Obrigado1

    ResponderExcluir
  7. Olá ! Existe sim. Você pode colocar um botão, como se fosse um interruptor, para controlar o acionamento do relé. Você me deu uma boa idéia, farei um post mostrando essa ligação. Abraço.

    ResponderExcluir
  8. cara na boa eu estava so fazendo uma pesquisa ,sem interesse nenhum com arduino.mais cara com sua explicaçao agora quero compra ,vlw vc e o cara parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado ! Fico feliz em poder ajudar. Abraços e bem vindo ao clube. :-)

      Excluir
  9. Queria saber se tem como deixar a lampada acesa direto não só 5 segundos. Obrigado muito bom seu esquema deu certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Ricardo. Tem sim, acabei de fazer um artigo falando sobre isso. Você pode acessar na página principal do Arduino e Cia, ou nesse link :

      http://www.arduinoecia.com.br/2013/08/ligando-uma-lampada-com-rele-e-push.html

      Abraço e obrigado pela visita.

      Excluir
  10. Olá! Estou iniciando com o Arduino e gostaria de montar um circuito para acionar (acender e apagar) 4 lâmpadas, independentemente cada uma, utilizando um controle remoto infravermelho. Tenho o Arduino Uno, a placa com 4 relés e o kit do controle remoto. A montagem física eu sei fazer. No entanto, não conheço as programações para os relés e para o controle remoto. Como eu poderia conseguir isso? Grato, Francisco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia ! Dê uma olhada no meu artigo sobre sensores infravermelhos, que eu utilizo para acender e apagar leds. Juntando esse artigo com o outro sobre acionamento de relés, você vai ententer como fazer essa ligação sem problemas. Se precisar de ajuda, utilize o formulário para contato na página do site e entre em contato comigo diretamente por email. Abraço e obrigado pela visita.

      Excluir
  11. Olá amigo, parabéns pelo site. Sou iniciante em arduino e eletrônica, na verdade sou programador java senior e me interesso pela integração Android e Arduino via google ADK.
    Eu gostaria de saber, pois não encontrei, um shield de dimmer para arduino.
    Não tenho conhecimento em eletrônica suficiente para construir um dimmer para controlar a intensidade de uma lâmpada comum usando o arduino. Isso é possível? Existe alguém que venda um shield desse pronto? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa parte de integração Arduino e Android é muito interessante, você já desenvolveu algum aplicativo nesse sentido ? Abraço e obrigado !

      Excluir
  12. Só pra constar amigo, me refiro a controlar a intensidade da luz através de programação e não através daqueles knobs que você controla a intensidade manualmente, ou seja enviar o sinal do android para o arduino e ele controlar a intensidade da luz. É possível usar algum shield para isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde ! Na parte de programação é possível, você pode trocar a variável que armazena o valor do potenciometro (que controla a intensidade da luz), e trocá-la por valores pré-definidos. A partir daí, você teria que ter um circuito que suportasse esse tipo de variação. Não conheço nenhum shield pronto para isso, mas vou pesquisar algo e depois posto aqui. Abraço e obrigado pela visita !

      Excluir
  13. ... estou iniciando em arduino e gostaria de saber se para ligar a lâmpada, fazer esse proejto eu vou precisar de alguma protoboard??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Costuma-se usar a protoboard para testes e eventuais ajustes no circuito. No caso de um circuito definitivo, recomendo o uso de uma placa de circuito impresso. Pode ser até uma daquelas placas "padrão", que exige soldagem das trilhas desejadas. O que eu não recomendo, ainda mais se você for mexer com voltagens mais elevadas, é deixar o circuito "pendurado", sem um bom ponto de apoio. Abraço !

      Excluir
  14. Boa noite!Estou no inicio de um projeto de automação residencial com o uno e o ethernet shild,vc tem alguma coisa pronta para que eu possa tirar uma idéia, e se para ativar os relés eu tenho que incluir alguma biblioteca ou só definir as saídas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Kevynn, com relação ao ethernet shield acionando relés, eu ainda não tenho não tenho nada pronto. Estou preparando um post sobre isso. Já sobre o acionamento de relés, eu tenho um post sobre acionamento com controle remoto IR, que pode servir de base para o seu projeto. Não são necessárias bibliotecas, apenas o acionamento das saídas. Dê uma olhada, por favor :

      http://www.arduinoecia.com.br/2013/10/modulo-rele-4-canais-e-controle-remoto.html

      Espero que ajude. Abraço !

      Excluir
  15. Pessoal,
    Comprei algumas peças para começar a brincar. Gostaria da ajuda de vocês.
    meu material
    1 placa com 4 reles
    1 placa ethernet
    1 TWI SPI Serial LCD 1602
    1 mega 2560

    Alguém pode me dá uma ajuda para eu montar meu projeto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite ! O que está pensando em montar ?

      Excluir
  16. Olá! nomeu caso, precisaria de um esquema para acender vários leds na mesma porta da placa, até da certo sem nada, mas fica muito fraco... Daria certo eu utilizar este esquema e no lugar da energiia de 110v eu colocar 16v por exemplo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Dependendo do relé, daria certo sim. Esse que eu usei nesse experimento aceita 24 Vdc, mas tem relés de 12, 20 Vdc. Aí, seria só construir um circuito para os leds. Abraço !

      Excluir
  17. Se eu quiser colocar um push button no relé shield como ficaria a ligação e o código?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Eu tenho um artigo específico sobre isso, veja se é isso que procura :

      http://www.arduinoecia.com.br/2013/08/ligando-uma-lampada-com-rele-e-push.html

      Abraço !

      Excluir
  18. Respostas
    1. Obrigado Jeferson !

      Sempre temos novidades aqui no blog, aguardo sua visita.

      Abraço !

      Excluir
  19. Boa noite saberia como faço para ligar o relé neste circuito?
    http://4.bp.blogspot.com/-J5zoiG7Uysc/Ulqs834ivwI/AAAAAAAAAdk/24qE_TTZzyg/s1600/Como+ligar+sensor+de+infravermleho+no+arduino.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Filipe,

      Este link não abre, por favor me mande a imagem pelo email, utilizando o formulário de contato no lado direito da página. Obrigado !

      Excluir
  20. Muito legal seu projeto.
    Me ajude com uma dúvida. Estou pensando em controlar em torno de umas 8 lâmpadas, mas não sei onde eu deveria colocar os relés. Devo passar outro fio para ativar a lâmpada ou aciono direto pelo quadro de disjuntores?

    Alguns locais pensei em passar um par de fios bem fino conectado ao arduíno e próximo da lâmpada colocar um relé.

    E nos casos onde há interruptores em paralelo?

    Agradeço se me ajudar na parte da fiação da casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marcos,

      Tudo vai depender do seu projeto. Teria apenas um arduino controlando tudo isso ? Se for assim, acho que você pode usar uma placa com 8 relés, mas não vai escapar de ter que passar vários fios pela casa.

      Quanto ao interruptor paralelo, realmente nunca tentei fazer. Vou ficar te devendo essa resposta, pelo menos por enquanto.

      Abraço e obrigado !

      Excluir
  21. Quantos relés posso utilizar em um Arduino R3? Tem e esquema para utilizar uns 50?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jhonathan,

      Não tenho nenhum esquema para essa quantidade, mas provavelmente você terá que utilizar alimentação externa para os relés, usando as saídas do Arduino somente para acionar os mesmos.

      Abraço !

      Excluir