O ESP RainMaker é uma plataforma da Espressif (fabricante dos SOC ESP) que permite que o usuário construa um ambiente de controle remoto de forma simplificada e rápida, muito útil para projetos de automação residencial e Internet das Coisas (IoT).

Com um app no smartphone o usuário pode controlar os módulos ESP32 (funciona apenas com ESP32, ok?) utilizando a solução em nuvem da Espressif, que entre outras funções tem integração com Google Assistant, Alexa e Apple HomeKit.

Espressif ESP Rainmaker

Isso permite que você controle por exemplo relés, lâmpadas, acionadores, motores, eletrodomésticos e obtenha dados de sensores.

Mas o ESP RainMaker não é limitado a isso, pois além dessas funções, digamos, mais “comuns”, ele permite o desenvolvimento de firmwares específicos que podem ser testados em tempo real, sem que o desenvolvedor precise se preocupar em escrever códigos para o smartphone ou mexer com as integrações para se conectar ao serviço de nuvem.

Por fim, o ESP RainMaker é uma alternativa ao já conhecido Blynk, visto algumas vezes aqui no Arduino e Cia e que recentemente passou por alguma$ alteraçõe$ que tornaram o seu uso um pouco mais complicado.

Maiores informações sobre o ESP RainMaker podem ser obtidas na página da plataforma.

Controlando o ESP32 com ESP RainMaker

Neste post vamos mostrar como usar o ESP RainMaker com um módulo ESP32 DEVKIT V1, que por sua vez será programado usando a IDE do Arduino.

Pelo smartphone vamos controlar um led conectado na GPIO16 (marcado como RX2 na placa que estou usando) do ESP32. O circuito será esse abaixo:

Circuito ESP32 DEVKIT V1 com Led

Vamos agora configurar a IDE para utilização com o módulo ESP32.

Configurando a IDE do Arduino para o ESP32

Na IDE do Arduino, entre no menu Arquivo -> Preferências (nota: estou usando a versão 2.0.0 da IDE, mas o procedimento é o mesmo para outras versões da IDE) e coloque a seguinte URL no campo “URLs do Gerenciador de Placas Adicionais“:

https://raw.githubusercontent.com/espressif/arduino-esp32/gh-pages/package_esp32_index.json

Sua tela deve ficar mais ou menos assim:

IDE Arduino - Preferências - URLs do Gerenciador de Placas Adicionais

Clique em OK e agora vá para o menu Ferramentas -> Placa -> Gerenciador de Placas. No Gerenciador, coloque ESP32 no campo de busca e selecione o esp32 por Espressif Systems, clicando em seguida em Instalar:

Gerenciador de Placas IDE Arduino 2.0 - Placas ESP32 Espressif

Com isso, você já pode selecionar a ESP32 Dev Module no menu Ferramentas -> Placas.

Detalhe importante: para que o programa que vamos usar seja carregado corretamente habilite, dentro do menu Ferramentas -> Partition Scheme a opção “RainMaker“.

Detalhe importante Parte 2: Ainda no menu Ferramentas, recomendo que você deixe habilitada a opção Erase All Flash Before Sketch Upload. Essa opção vai fazer uma instalação “limpa” do programa no seu ESP32.

Depois que o programa for carregado, abra o Serial Monitor e se tudo estiver ok será mostrado um (tipo de) QR Code na tela, seguido de um link:

QRCode ESP Rainmaker

Copie a URL e cole em um browser, que vai mostrar o QR Code corretamente:

QRCode Rainmaker no Browser

Mantenha essa janela aberta pois vamos escanear o QR Code usando o app no smartphone.

Programa controle remoto usando ESP RainMaker

O programa que vamos usar é o mesmo que está nos exemplos do ESP32 que foram carregados quando você configurou a IDE. Reproduzo o programa abaixo com alguns ajustes e traduções para facilitar o entendimento:

//Programa: ESP RainMaker com ESP32
//Adaptações: Arduino e Cia
//Baseado no programa de exemplo da biblioteca do ESP32

#include "RMaker.h"
#include "WiFi.h"
#include "WiFiProv.h"

#define DEFAULT_POWER_MODE true
const char *service_name = "ARDUINO_E_CIA_BT";
const char *pop = "26102022";

//GPIO push-button (botao BOOT do ESP32)
#if CONFIG_IDF_TARGET_ESP32C3
static int gpio_0 = 9;
static int gpio_switch = 7;
#else
//GPIO do pino conectado ao led
static int gpio_0 = 0;
static int gpio_switch = 16;
#endif

//Leitura do status do pino
bool switch_state = true;

//Tipo de dispositivo. No caso, temos alguns pre definidos como switch, lightbulb, fan, temperaturesensor.
static Switch my_switch;

void sysProvEvent(arduino_event_t *sys_event) {
  switch (sys_event->event_id) {
    case ARDUINO_EVENT_PROV_START:
#if CONFIG_IDF_TARGET_ESP32S2
      Serial.printf("\nProvisioning Started with name \"%s\" and PoP \"%s\" on SoftAP\n", service_name, pop);
      printQR(service_name, pop, "softap");
#else
      Serial.printf("\nProvisioning Started with name \"%s\" and PoP \"%s\" on BLE\n", service_name, pop);
      printQR(service_name, pop, "ble");
#endif
      break;
    default:;
  }
}

void write_callback(Device *device, Param *param, const param_val_t val, void *priv_data, write_ctx_t *ctx) {
  const char *device_name = device->getDeviceName();
  const char *param_name = param->getParamName();

  if (strcmp(param_name, "Power") == 0) {
    Serial.printf("Received value = %s for %s - %s\n", val.val.b ? "true" : "false", device_name, param_name);
    switch_state = val.val.b;
    (switch_state == false) ? digitalWrite(gpio_switch, LOW) : digitalWrite(gpio_switch, HIGH);
    param->updateAndReport(val);
  }
}

void setup() {
  Serial.begin(115200);
  pinMode(gpio_0, INPUT);
  pinMode(gpio_switch, OUTPUT);
  digitalWrite(gpio_switch, DEFAULT_POWER_MODE);

  Node my_node;
  my_node = RMaker.initNode("ESP RainMaker Node");

  //Initialize switch device
  my_switch = Switch("Switch", &gpio_switch);

  //Standard switch device
  my_switch.addCb(write_callback);

  //Add switch device to the node
  my_node.addDevice(my_switch);

  //A linha abaixo é necessária se voce utilizar a opcao de agendamento de tarefas
  //A list de valores disponiveis se encontra em https://rainmaker.espressif.com/docs/time-service.html
  //Exemplo: RMaker.setTimeZone("America/Sao_Paulo");
  //Voce tambem pode habilitar o servico de Timezone e deixar o app no smartphone selecionar o fuso apropriado
  RMaker.enableTZService();

  RMaker.enableSchedule();

  RMaker.start();

  WiFi.onEvent(sysProvEvent);
#if CONFIG_IDF_TARGET_ESP32S2
  WiFiProv.beginProvision(WIFI_PROV_SCHEME_SOFTAP, WIFI_PROV_SCHEME_HANDLER_NONE, WIFI_PROV_SECURITY_1, pop, service_name);
#else
  WiFiProv.beginProvision(WIFI_PROV_SCHEME_BLE, WIFI_PROV_SCHEME_HANDLER_FREE_BTDM, WIFI_PROV_SECURITY_1, pop, service_name);
#endif
}

void loop() {
  //Push button pressionado
  if (digitalRead(gpio_0) == LOW) {

    // Trata o key debounce
    delay(100);
    int startTime = millis();
    while (digitalRead(gpio_0) == LOW) delay(50);
    int endTime = millis();

    if ((endTime - startTime) > 10000) {
      //Reseta se pressionado por mais de 10 segundos
      Serial.printf("Reset to factory.\n");
      RMakerFactoryReset(2);
    } else if ((endTime - startTime) > 3000) {
      Serial.printf("Reset Wi-Fi.\n");
      //Se o botao for pressionado por mais de 3 e menos de 10 segundos, reinicia o Wi-Fi
      RMakerWiFiReset(2);
    } else {
      //Muda o estado da saida GPIO16, acendendo ou apagando o led
      switch_state = !switch_state;
      Serial.printf("Toggle State to %s.\n", switch_state ? "true" : "false");
      my_switch.updateAndReportParam(ESP_RMAKER_DEF_POWER_NAME, switch_state);
      (switch_state == false) ? digitalWrite(gpio_switch, LOW) : digitalWrite(gpio_switch, HIGH);
    }
  }
  delay(100);
}

Carregue o programa no ESP32 normalmente. Talvez seja necessário pressionar a tecla BOOT do ESP32 se o carregamento não começar de forma automática.

Testando o controle remoto via app

No seu smartphone, instale o app ESP RainMaker, disponível para Android e iOS (Iphone).

Na tela principal, selecione a opção ADD DEVICE, e uma tela para captura do QR Code será aberta. Escanei o QR Code do browser:

App ESP Rainmaker - Tela inicial e Add Device

Com o código escaneado, configure a conexão wifi que será usada, selecionando-a no menu. Se a rede wifi não aparecer, insira manualmente na opção “Join Other Network“. Em seguida, é só aguardar a conexão:

App ESP Rainmaker - Conexão Wifi

Finalmente, se tudo estiver ok, você verá a tela abaixo, mostrando um botão que vai controlar a GPIO16 do ESP32:

App ESP Rainmaker - Provisioning e Botão de controle

Você pode controlar o led tanto pelo app como com toques curtos no botão BOOT do ESP32. Você irá notar que é uma comunicação de duas vias: alterando o estado do led pelo botão físico altera o estado do botão no app.

Essa foi apenas uma introdução ao ESP RainMaker com ESP32. Em breve traremos novos posts sobre o assunto.

Gostou? Confira outros posts usando ESP32 aqui mesmo no Arduino e Cia!

5/5 - (2 votes)