02 julho 2013

Como trocar as cores da IDE do Arduino ?

Confesso que nunca fui muito fã das cores da IDE do Arduino, principalmente a cor de fundo, branca, que acaba cansando facilmente os olhos depois de algum tempo em frente ao computador. Um fundo preto seria o ideal para programação, na minha opinião.

Existem alguns temas interessantes disponíveis para download, mas acabei encontrando um esquema relativamente simples para alterar as cores da IDE. Abaixo, a minha IDE original, do jeito que foi baixada :

cores IDE Arduino
 ... e como ela ficou....

IDE Arduino - Alterada
E como eu altero isso ? alterando o arquivo theme.txt que está na pasta lib da IDE do Arduino. No meu caso, o caminho é esse :

D:\Arduino\arduino-1.0.5\lib\theme

Antes de mais nada, faça uma cópia desse arquivo, caso algo dê errado.

Evite abrir o arquivo no bloco de notas do Windows, já que ele vai aparecer sem formatação e você terá dificuldade em encontrar o que precisa. 

Ao invés disso, utilize o Wordpad (ou outro editor equivalente, de sua preferência) para abrir o theme.txt, e você verá uma tela como essa :


Procure  a seguinte entrada, que muda a cor do texto para branco, e a cor de fundo para preto :

# EDITOR - DETAILS

# foreground and background colors
editor.fgcolor = #000000
editor.bgcolor = #ffffff

Troque apenas os valores 000000 por ffffff (vai mudar a cor do texto para branco, e o de fffff por 000000 (que vai mudar a cor do fundo para preto). Ficará assim :

# EDITOR - DETAILS

# foreground and background colors
editor.fgcolor = #ffffff
editor.bgcolor = #000000


O cursor piscante tem uma cor escura, por isso precisamos mexer nesse parâmetro também. O procedimento é o mesmo, procurando o seguinte texto :

# caret blinking and caret color
editor.caret.color = #333300

Troque o 333300 por ffffff, e o seu texto ficará assim :

# caret blinking and caret color
editor.caret.color = #ffffff

Salve o arquivo theme.txt, feche a IDE do Arduino e abra novamente, para que as alterações sejam carregadas.

O valor 000000 corresponde à cor preta, e o ffffff à cor branca, mas e se você quiser outras cores, onde encontrar os códigos ? Basta usar uma tabela, parecida com esta da figura abaixo, que você encontra, completa, nesse link :

Arduino IDE - Tabela de cores

O theme.txt também permite que você altere a cor das abas da IDE, cor do texto selecionado, fonte do texto, linha de status e muitos outros parâmetros. Faça um backup do seu arquivo e "brinque" à vontade !

3 comentários:

  1. Amigo, na minha versão 1.6.5, as cores dos textos não estão mudando conforme a indicação, apenas a cor do fundo e do cursor mudaram. Alguma ideia do que seja?

    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Caio !

      Verdade, estou com o mesmo problema, vou tentar resolver esse final de semana e, se conseguir, posto uma atualização aqui, blz ?

      Abraço e se souber de algo, por favor me avise. :-)

      Excluir
  2. Em que linhas eu tenho que alterar pra mudar as barras e os botões?

    ResponderExcluir