04 julho 2016

Genuino 101 com Intel® Curie™

Uma placa com acelerômetro, giroscópio, Bluetooth LE e processador Intel, que conta ainda com a facilidade de uso característica da família Arduino. Essa é a Genuino 101, que já está disponível no Brasil e tivemos a oportunidade de testar!

Genuino 101


Genuino 101 ou Arduino 101 ?


Você pode encontrar essa placa com o nome de Arduino 101 ou Genuino 101. É o mesmo projeto, a mesma placa e que usa os mesmo componentes. 

A diferença é que a Arduino 101 só pode ser vendida nos EUA, e a Genuino 101 no restante do mundo. Isso acontece por causa de uma questão jurídica envolvendo duas empresas, uma proprietária da marca Arduino (a Arduino LLC, de Massimo Banzi), e a outra que é a fabricante oficial das placas (a Smart Projects SRL).  

Detalhes jurídicos à parte, temos no mercado várias placas com as duas marcas: Arduino Uno e Genuino Uno, Arduino Mega 2560 e Genuino Mega 2560, Arduino Zero e Genuino Zero, e assim por diante.

O importante é que para o usuário final isso (por enquanto) não muda nada: as placas que seguem a linha Arduino continuam em constante desenvolvimento, e quem sabe no futuro essa disputa não acabe melhorando a distribuição e derrubando os preços.

Características da Genuino 101


A Genuino 101 é uma placa feita em colaboração com a Intel, e que usa o módulo Intel® Curie™ que tem dois núcleos: um x86 (Quark) e outro 32-bits ARC, ambos rodando à 32 MHz (só para lembrar, o Arduino Uno roda à 16Mhz). 

O Intel® Curie™ é um módulo que tem como objetivo principal o desenvolvimento de dispositivos vestíveis (wearables) e projetos voltados à IoT - Internet of Things ou Internet das Coisas - graças à sua velocidade de processamento e baixo consumo de energia. Tem integrado um acelerômetro/giroscópio de 6 eixos e Bluetooth LE (Bluetooth Low Energy).

Intel Curie

A placa Genuino 101 tem 14 pinos de entrada/saída (I/O), dos quais 4 podem ser usados como PWM, 6 entradas analógicas, um conector USB (tipo B, o mesmo do Arduino Uno) para comunicação serial e programação, conector para fonte externa, conector ICSP para interface SPI e pinos dedicados para interface I2C. A tensão de operação desta placa é de 3.3V, mas os pinos contam com proteção para tensões até 5V.

Características da Genuino 101:

  • Microcontrolador: Intel® Curie™
  • Tensão de Operação: 3.3V (tolerante à 5V)
  • Tensão de entrada recomendada: 7-12V DC
  • Tensão de entrada máxima: 7-20V
  • Pinos digitais de entrada/saída: 14 (4 podem ser usados como PWM)
  • Pinos de entrada analógica: 6
  • Corrente por pino de I/O: 20mA
  • Memória flash: 196 kB
  • SRAM: 24 kB
  • Clock: 32MHz
  • Bluetooth LE integrado
  • Acelerômetro/giroscópio de 6 eixos integrado

Em termos de layout, podemos ver que a Genuino 101 tem as mesmas dimensões do Arduino Uno ou Leonardo, assim como a mesma furação e disposição dos conectores. No lado direito da placa está a antena para o bluetooth e na parte central o Intel® Curie™.

Genuino 101 Bluetooth Acelerômetro Giroscópio

Para programar esta placa, você vai precisar de uma IDE com versão 1.6.7 ou superior. No próximo post sobre a Genuino 101 vamos explorar um pouco mais o hardware e testar as novas funcionalidades da placa.

E se você está se perguntando "onde comprar a Genuino 101 no Brasil ?", sugiro que você adquira a sua placa Genuino 101 na FILIPEFLOP, a primeira loja no Brasil à oferecer placas da linha Intel Maker com ótimo preço e produtos à pronta entrega. Até o próximo post sobre o Genuino 101!

Nenhum comentário:

Postar um comentário