Quem mexe com Arduino ou com outros microcontroladores já deve ter ouvido falar no conversor FTDI FT232RL. Ele é um conversor USB serial que permite a comunicação entre o computador e outros equipamentos eletrônicos que possuam porta de comunicação no padrão TTL.

Conversor USB-TTL serial FTDI FT232RL

O conversor FTDI FT232RL

FTDI são as iniciais de Future Technology Devices International (www.ftdichip.com), uma empresa especializada em tecnologia USB e que é a fabricante do chip FT232RL (datasheet), cérebro da placa mostrada na imagem acima.

No Arduino esse conversor é muito utilizado para programar placas que não possuem a comunicação USB-Serial. É o caso por exemplo do Arduino Pro Mini, mostrado abaixo.

Arduino Pro Mini

O Arduino Pro Mini é uma placa ideal para projetos compactos Ela possui microcontrolador ATmega328p, 14 portas digitais, 8 analógicas, clock de 16 Mhz e memória de 32K. A programação dessa placa pode ser feita pelo Arduino Uno, utilizando os pinos laterais GRN, TX, RX, Vcc, GND e BLK do Pro Mini.

Veja também como utilizar o conversor FTDI com Lilypad no artigo Lilypad – O Arduino que você pode costurar na sua roupa.

Programando o Arduino Pro Mini com FTDI

Programar o Pro Mini com Arduino Uno dá, digamos assim, um certo trabalho, e é aí que entra o conversor FTDI FT232RL que mostramos no início do post.

Basta ligar o conversor ao Arduino na sequência mostrada abaixo. Ele também possui um jumper para selecionar o nível de sinal (5v ou 3.3V),  leds indicadores de atividade na recepção e transmissão (RX/TX), e também um led que indica se o módulo está ligado:

Ligação conversor FTDI - Arduino Pro Mini

Ao conectar o conversor FTDI ao computador, a instalação no Windows foi feita automaticamente, com dois dispositivos detectados : USB Serial Converter, e USB Serial Port:

Conversor FTDI232 - Drivers

É essa porta (no nosso caso, a COM21) que vamos utilizar para fazer a comunicação com o Arduino Pro Mini. Selecionamos a placa Arduino Pro or Pro Mini (5v, 16 MHz) w/ ATmega328 em Ferramentas => Placa e a porta COM21 em Ferramentas => Porta Serial:

Configuração IDE - Arduino Pro Mini

Com essas pequenas configurações basta agora transferir os programas para o Arduino Pro Mini, do mesmo jeito que você faria com um Uno ou Mega por exemplo.

Lembrando que esse conversor FTDI pode ser utilizado também quando montamos o Arduino na protoboard. Desta form, assim teremos uma configuração completa com o ATmega e o conversor USB-Serial, o que facilita muito a gravação dos programas no microcontrolador.

Gostou? Confira outros posts com Arduino aqui mesmo no Arduino e Cia!

5/5 - (1 vote)