30 julho 2017

Como usar o adaptador USB para ESP8266 ESP-01

Se você acha complicado fazer as ligações para programar o módulo wifi ESP8266 ESP-01, precisa dar uma olhada no adaptador USB para módulo Wifi ESP8266 ESP-01.

Adaptador USB para módulo Wifi ESP8266 ESP-01

Este adaptador permite que você faça a programação do módulo wifi ESP8266 ESP-01 por meio de comandos AT e, com uma pequena alteração de hardware que vamos mostrar neste post, também será capaz de programar o ESP-01 usando a IDE do Arduino e até mesmo realizar o upgrade de firmware do módulo.


O hardware do adaptador USB para ESP8266 ESP-01


O adaptador tem um conector USB para que você o conecte diretamente na porta USB do computador. Um chip CH340 cuida de todo o processo de conversão USB-Serial, e o adaptador possui um capacitor de 1000µF para evitar problemas na alimentação do ESP8266.

Chip USB-Serial CH340

Atenção para o sentido de conexão do módulo ESP8266 ESP-01, que deve ser encaixado no adaptador conforme a imagem abaixo:

Adaptador com módulo ESP8266 ESP-01

Inicialmente este é o único "setup" deste adaptador. Vamos ver então como efetuar a comunicação do computador com o ESP-01 por meio desse adaptador.

Comunicação com o ESP-01


A utilização do adaptador USB para ESP-8266 ESP-01 é bem simples, e basta plugar o adaptador na porta USB do computador, conforme a imagem mostrada no início deste post. Ao conectá-lo, você pode ver um dispositivo no Painel de Controle (se estiver usando Windows) chamado USB-Serial CH340, e uma porta COM correspondente. No nosso caso, a porta serial COM6:

Porta COM CH340

Nesse modo você pode testar e configurar o módulo ESP-01 usando comandos AT utilizando um programa de comunicação serial como o Termite (download) para verificar se o módulo está funcionando corretamente.

Abra o programa e configure a porta de comunicação de acordo com o valor apresentado anteriormente (no nosso caso COM6), com velocidade de 115200bps:

Comandos AT com módulo Wifi ESP-8266 ESP-01

Você pode usar comandos como o AT, no qual o módulo vai responder simplesmente com um "OK", indicando que a comunicação está sendo feita de forma correta, ou o AT+GMR, que vai retornar informações sobre o firmware gravado no módulo ESP-01.

Hackeando o adaptador USB

Mostramos como enviar comandos AT para o ESP8266, mas isso limita bastante o nosso campo de atuação com o módulo ESP-01, que pode ser programado usando a IDE do Arduino ou usando Lua, se gravarmos nele o firmware do NodeMCU.

Para fazer isso, precisamos fazer uma pequena adaptação no hardware, incluindo um botão para ativar o modo de programação do ESP-01, conectando os pinos GND e GPIO0 do módulo: 

Adaptador USB para ESP8266 - Botão programação

Você pode fazer isso soldando um botão diretamente na parte inferior da placa, nos pinos indicados na imagem acima.

Acionando o botão, você entra o modo de programação, e pode enviar programas para o ESP-01 utilizando a IDE do Arduino. Na imagem abaixo, o upload com sucesso do programa exemplo BLINK da IDE do Arduino:

IDE Arduino upload blink ESP8266

Para fazer o teste com a IDE, não se esqueça de carregar a biblioteca ESP8266, que pode ser instalada no menu SKETCH => INCLUIR BIBLIOTECA => GERENCIAR BIBLIOTECAS. Na janela seguinte, procure por ESP8266 e clique em instalar:

IDE Arduino - Biblioteca ESP8266

O botão para habilitar o modo de programação serve também para você instalar ou atualizar o firmware do seu módulo wifi ESP8266 ESP-01 usando, por exemplo, o NodeMCU Firmware Programmer:

NodeMCU Firmware Programmer com ESP8266 ESP-01

Para conferir como usar o NodeMCU Firmware Programmer e também maiores informações e projetos com os módulos ESP8266, acesse os outros posts do Arduino e Cia neste link.

2 comentários:

  1. fiz o procedimento da chave...
    mas aparece esta mensagem para mim;
    warning: espcomm_sync failed
    error: espcomm_open failed
    error: espcomm_upload_mem failed

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      Acho que esqueci de mencionar que vc tem que retirar o adaptador da porta USB, mudar a chave e depois colocar o adaptador na USB novamente.. creio que seja isso.

      Abraço!

      Adilson

      Excluir